A construção de um novo ambiente para atender às necessidades mais recentes da computação e de rede de toda a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi concluída, em julho de 2022. Esse é um projeto de readequação física e lógica do data center, que teve início em 2019, impulsionado pela evolução da tecnologia da informação, e revisou o fornecimento de energia, a estabilidade de temperatura, o monitoramento preventivo nos equipamentos e a disponibilidade de conexão para permitir tráfego de dados.
O data center concentra um elevado número de servidores de armazenamento, dados, roteadores e serviços que atendem as diferentes áreas de Ensino, Pesquisa e administração da FMUSP, mas com o crescimento ao longo dos últimos anos, necessitou passar por atualizações e revisões.
As mudanças tecnológicas foram providenciadas pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), com a coparticipação da Assessoria de Engenharia e Projetos e o apoio da Diretoria da FMUSP. Contou com investimentos financeiros feitos por diferentes instituições, como a Fundação Faculdade de Medicina e a Reserva Técnica Institucional - via FAPESP.
“Projetos futuros virão em função da necessidade constante de processamento de dados digitais convergirem com a eficiência energética e, principalmente, para garantir a infraestrutura elétrica, a climatização e a segurança, afirma Dr. Aurélio José Vitorino, Coordenador do NTI da FMUSP.