Notícia

MSN

Projeto "De mão em mão" vai emprestar livros gratuitamente em São Paulo

Publicado em 05 janeiro 2012

Por Portal EcoD

A Fundação Editora Unesp e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, lançaram no dia 21 de dezembro, o programa "De mão em mão", que promoverá o empréstimo gratuito de livros.

A cerimônia de lançamento foi realizada na Biblioteca Mário de Andrade. O primeiro título da coleção para empréstimo será "A Missa do Galo e Outros Contos", de Machado de Assis. De acordo com a Secretaria, a edição da coletânea foi feita especialmente para o lançamento desse projeto-piloto. São 20 mil exemplares, que poderão ser lidos gratuitamente.

Segundo os idealizadores do projeto, a ação é inicialmente de caráter experimental e busca promover a distribuição de livros em locais com ampla circulação de pessoas para incentivar o gosto pela leitura.

O "De mão em mão" foi inspirado na iniciativa colombiana Libros al viento, em que obras literárias foram distribuídas à população. O projeto recebeu o aval da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e contribuiu para que Bogotá fosse declarada a Capital Mundial do Livro em 2007.

Como funciona

Com apoio da SPTrans, os primeiros pontos de distribuição serão nos terminais de ônibus Mercado (no Centro) e Lapa (na Zona Oeste).

A partir de um cadastro, o interessado poderá levar as publicações com o compromisso de passá-las "de mão em mão", e cada pessoa poderá retirá-las um único exemplar. Após a leitura, as obras podem também ser entregues nos pontos de devolução, o que possibilita o compartilhamento com outros leitores.

Os quiosques do projeto funcionarão todos os dias da semana, das 10h às 20h, com distribuição até quando houver livros.

Futuro do projeto

O término da fase experimental será no final do primeiro semestre de 2012, e logo serão lançados mais cinco livros. O próximo título está previsto para março.

Os novos livros oferecidos serão selecionados pelo conselho editorial composto por José de Souza Martins (sociólogo e conselheiro da Fapesp), Luciana Veit (editora e escritora), Sérgio Vaz (poeta e fundador do sarau da Cooperifa), Heloísa Jahn (editora e tradutora), Jezio Hernani Bomfim Gutierre (professor de Filosofia da Unesp e editor executivo na Fundação Editora Unesp) e Samuel Titan Jr. (professor de teoria literária na Universidade de São Paulo).

As obras terão gêneros distintos como uma forma de atrair leitores de diferentes perfis e faixas etárias.