Notícia

Dissertação Sobre divulgação científica

Projeto de divulgação científica homenageia os pioneiros da física no Brasil

Publicado em 01 outubro 2021

Por Revista Amazônia

O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) lançou novo programa de divulgação científica intitulado “Pioneiros da Física Brasileira”. A iniciativa foi concebida para homenagear cientistas que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento da física no Brasil.

A primeira homenagem foi feita a Sérgio Mascarenhas, pioneiro da física do estado sólido no Brasil que faleceu em maio deste ano. Mascarenhas também enveredou por diversas áreas de fronteira da física, contribuindo para importantes avanços e descobertas no campo da física médica, biofísica molecular, neurofísica e física do solo. Junto ao ICTP, em Trieste, desenvolveu por mais de uma década importante colaboração com o professor Abdus Salam (Prêmio Nobel em 1979), impulsionando o ensino e a disseminação de conhecimentos nessas áreas nascentes da física em muitos países da África, Ásia e América Latina.

A biografia poderá ser acessada no site do ICTP-SAIFR. O próximo tema da programação abordará as pesquisas pioneiras sobre raios cósmicos e a incrível trajetória do físico russo-italiano Gleb Wataghin, considerado por muitos como o “pai da física” no Brasil.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

The post Projeto de divulgação científica homenageia os pioneiros da física no Brasil first appeared on Revista Amazônia.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Quimiweb Revista Amazônia Notícias do Mundo Brasil Amazônia Agora