Notícia

Gazeta de Piracicaba online

Projeto de Controle Biológico foi apresentado

Publicado em 12 fevereiro 2020

Por Henrique Inglez de Souza

'SparcBio': R$ 40 milhões serão investidos em Centro de Pesquisas inédito

Foi lançado, nesta terça-feira (11), em cerimônia realizada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o Projeto 'SparcBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control)', cujo foco está no desenvolvimento de um novo modelo de manejo de controle de pragas e doenças para a Agricultura Brasileira. A iniciativa selou parcerias com Instituições do País e Estrangeiras. Além da Esalq, encabeçam a empreitada a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a 'Koppert Biological Systems'. O grupo deve investir R$ 40 milhões nos próximos anos em um Centro de Pesquisas, instalado no Departamento de Entomologia e Acarologia, da Universidade.

Uma Agricultura mais sustentável é o que pretende o 'SparcBio', e isso será trabalhado por meio de uma série de abordagens. Uma delas será redesenhar a cultura dos produtores rurais, como salientou o professor José Roberto Postali Parra, diretor do Projeto.

"O agricultor falou: 'meu avô aplicava inseticida, meu pai aplicava inseticida, então, vou aplicar inseticida'. Existe esse problema cultural, e isso é duro", explicou. "Mostraremos o que é controle biológico e como se faz". A tarefa, portanto, será reeducar. Além de produtores rurais, Parra salienta que as informações precisam chegar de forma correta a outros setores, como a mídia, e à população.

"Eu diria que há um desconhecimento total em relação a controle biológico. O pessoal não tem noção", afirmou o professor, que é uma das autoridades brasileiras no assunto. "Tem até gente radical que atrapalha muito. São os que dizem que controle biológico será a solução de todos os problemas".

O diretor do 'SparcBio' avaliou que o controle biológico vem angariando mais espaço. Porém, não substituirá completamente os Agroquímicos. "Não resolverá tudo, de uma vez. Então, esse radicalismo é ruim". A técnica abraçada pelo projeto recém-lançado é quase totalidade em algumas culturas, como a da cana-de-açúcar. Entretanto, em outras, ainda está incipiente.

Um dos problemas atuais é a falta de disponibilidade de insumo biológico. Ou seja, não haveria produtos o suficiente para dar conta de uma eventual grande demanda. "É por aí que temos que incentivar", completou Parra. "Precisamos mostrar o que é controle biológico, para que tenhamos empresas que produzam e ofertem ao agricultor quando ele quiser".

Bala na agulha

Entre as linhas de pesquisa exploradas pelo 'SparcBio' estão a descoberta de novos agentes biológicos de controle, o desenvolvimento de novas tecnologias e a geração de conhecimento em manejo integrado de pragas e doenças. O Centro promoverá a transferência de conhecimento para empresas e também para a sociedade. Algo como dar a vara e ensinar a pescar.

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são algumas das parceiras brasileiras.

Do Exterior, participam pesquisadores de instituições como University of Minnesota e University of California (Estados Unidos), Institut National de la Recherche Agronomique/INRA (França) e University of Copenhagen (Dinamarca). O 'SparcBio' quer, ainda, estreitar a interação entre os estudos que desenvolve com o Sistema Educacional dos níveis fundamental e médio.

Investimentos

Os investimentos no 'SparcBio' virão da Fapesp, por meio do Programa 'Centros de Pesquisa em Engenharia', e pela 'Koppert'. Como contrapartida, a Esalq proporcionará recursos para infraestrutura de pesquisa e custos de pessoal. "É um Projeto inovador no Brasil, o primeiro modelo de parceria público-privada no setor de controle biológico", destacou o diretor industrial da Koppert, Danilo Pedrazzoli.

Ele continuou: "O Centro nasceu de uma demanda da própria Comunidade Científica no levantamento das necessidades e carências do Setor - investimento em Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias". Ainda sobre o quê inovador do Projeto, Pedrazzoli ressaltou que a técnica é uma alternativa nova e atrativa ao Setor de Proteção de Cultivos.

"O Brasil tem um modelo agrícola que por muitos anos dependeu do controle químico para pragas e doenças. Isso gera problemas técnicos, como espécies resistentes. O controle biológico vem para quebrar essa resistência".

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Valor Econômico online G1 G1 Valor Econômico O Estado de S. Paulo Estadão.com O Dia (SP) Blog Carlos Santos AlcidesFaria Conexão Boas Notícias Globo Rural online Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Ciclo Vivo Central das Notícias Notícias Agrícolas Central das Notícias Empresas & Negócios Rádio Coopnews Empresas & Negócios Revista Cultivar Máquinas online Tribuna de Ituverava online Rádio Aratiba Am Portal G1 News Expresso MT A Semana (Curitibanos, SC) online Silvani Notícias (G1 Notícias) MilkPoint Agronovas A Tribuna Piracicabana Redação Agro Jornal de Piracicaba Gazeta de Piracicaba BeefPoint Agrosoft Mix Vale Brasil CT&I Jornal da USP online AgronomistSite O Estado de Mato Grosso Online IE - Instituto de Engenharia Jornal da Ciência online Organics News Brasil Dinheiro Rural online Portal da Enfermagem Portal do Governo do Estado de São Paulo A Granja A Voz do Triângulo SBNotícias KLFF online Revista Pecuária Brasil Jornal de Piracicaba GestAgro 360º Agrolink Datagro Protec - Pró-Inovação Tecnológica Jornal de Piracicaba Globo Rural AgroRevenda GestAgro 360º Gazeta de Piracicaba Portal CanaMix Portal do Agro A Tribuna Piracicabana Agrolink Portal Piracicaba Hoje FolhaMT Revista Cultivar Máquinas online Agronews Compre Rural GestAgro 360º Portal do Agronegócio Central das Notícias Portal Piracicaba Hoje JC Notícias (São Paulo, SP) AgroRevenda Esalq - USP Agronerd Jornal Fatos & Notícias Central das Notícias Brasilagro Jornal Preliminar Central das Notícias Espaço Ecológico no Ar Brasil Soberano e Livre Revista Cultivar Grandes Culturas Esalq - USP Rádio Web Coopnews UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Jornal Fatos & Notícias Paraná Imprensa