Merece Destaque

Projeto de cientistas da USP identifica novo coronavírus pela saliva

Publicado em 13 agosto 2020

Por Almir Neves

Em breve, a população poderá ter acesso a um novo teste capaz de identificar por meio da saliva casos suspeitos de Covid-19. A instituição à frente dessa inovação é o Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco do Instituto de Biociências da USP, que conta com o apoio da JBS e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp). Trata-se de uma alternativa ao RT-PCR, teste que hoje é referência mundial na detecção de casos ativos do novo coronavírus. O RT-Lamp, como é chamado, já se encontra em fase final de desenvolvimento.

O projeto traz um avanço tecnológico relevante para o País, que busca o desenvolvimento de um novo método diagnóstico mais simples que RT-PCR; rápido, e que dispensaria a aquisição da maioria de insumos importados de maior custo para a realização do teste ou dispensaria a compra da maior parte deles.

O sistema prevê a autocoleta pelo paciente e permite, de forma indolor e não invasiva, o recolhimento da saliva em um tubo de ensaio. Com isso, diminui-se o risco de contágio já que não será mais necessária a atuação de um profissional de saúde para a retirada de amostras de nasofaringe. Além disso, o uso da saliva dispensa o uso de swabs para a testagem. A previsão é que o resultado fique disponível entre 30 e 40 minutos.

Agora, o desafio dos pesquisadores é avançar na etapa de padronização do teste, por meio de soluções químicas que permitam manter o vírus estável, sem sofrer a ação de enzimas presentes na saliva. O processo de análise molecular do RT-Lamp é parecido com o PCR, porém sem a necessidade de extrair o ácido nucleico (RNA, composto “primo” do DNA) das amostras.

Para não encarecer a pesquisa, os cientistas lideram ainda a produção de reagentes químicos no próprio laboratório para não depender de enzimas comerciais importadas. Para superar também o entrave da falta de reagentes, o projeto conta com a colaboração do Instituto de Química da USP.

Para Maria Rita Passos-Bueno, pesquisadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, o teste de saliva poderá custar 1/4 do valor do RT-PCR, que hoje é precificado nos laboratórios brasileiros entre R$ 350 e R$ 400. “Simplificar os métodos de coleta e análise impactam na redução dos custos finais do teste. Com isso, amplia-se o benefício para a população que poderá contar com uma opção mais acessível e rápida de testagem”, explica. Um dos objetivos do projeto é oferecer o teste em localidades com pouca infraestrutura para coleta e análise, por meio da inclusão dos laboratórios de referência das universidades para ampliar a capacidade de testagem no País.

Estadão.com O Estado de S. Paulo IstoÉ online BOL UOL IstoÉ Dinheiro online Estado de Minas online Terra Jornais Virtuais O Bom da Notícia IG O Documento online Bem Notícias Notícia em Foco MT Giro Marília Bomba Bomba Grupo Rio Claro SP Hoje ES O Atual Portal Mato Grosso Portal MT Rádio Imprensa FM Portal Lapada Lapada Portal da Enfermagem Voz MT Blog do Eurico Paz ICTQ - Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Diário do Grande ABC online Dinheiro Rural online Correio Popular (Campinas, SP) online Folha Vitória online Meon Bem Paraná online Diário de Notícias online Leia Já Aqui Notícias online Mix Vale FasterNet Zero Hora online CGN A Crítica (MS) online Tribuna do Agreste Correio do Papagaio online Tribuna do Sertão Portal do Holanda Notícias ao Minuto Mercado News Guarulhosweb HiperNotícias Agora É Repórter Diário online Agora RN online Santa Portal Rede Massa SBT Fato Regional O Liberal (PA) online A Província do Pará Radar da Bahia Dom Total A Gazeta (ES) online Vitória News ABC do ABC Tribuna do Interior online Folha de Valinhos online ID News Portal GMC Online Jornal do Estado (Campo Grande, MS) online TocaNews Jornal Correio MS Tudo Rondônia ABC do ABC Portal Hospitais Brasil Cidade Marketing Diário da Amazônia Redenews Blog Resumo Geral Bahia Ariquemes Nova Mais ClickNews Jornal Primeira Página online Rápido no Ar CarneTec Brasil Mato Grosso Digital Gizmodo Brasil Roberto Crispim Sempre Família SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde O Roncador Tech Na Net