Notícia

Universia Brasil

Projeto da Unesp ganha prêmio de inovação na gestão pública

Publicado em 21 dezembro 2006

O projeto ?Integração de serviços de saúde e universidade: estratégia para melhorar a gestão de saúde?, da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi um dos vencedores do Prêmio Mário Covas 2006 de Inovações na Gestão Pública do Estado de São Paulo.
Coordenado pela professora Nemre Adas Saliba, o projeto de gestão da saúde do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social, da Unesp de Araçatuba, foi desenvolvido durante dois anos, com financiamento da FAPESP.
O trabalho analisou o sistema de saúde público de cinco municípios de pequeno porte da região Noroeste do Estado de São Paulo. Após a avaliação, a coordenadora e sua equipe propuseram alterações para que os serviços de saúde oferecidos se adequassem à Legislação Federal.
O grupo de pesquisadores capacitou gestores, membros dos Conselhos Municipais de Saúde e agentes do Programa Saúde da Família nos municípios de Clementina, Gabriel Monteiro, Piacatu, Bilac e Santópolis do Aguapeí.
Segundo Nemre, as ações demonstram a importância da integração do município com a universidade, para facilitar a resolução dos nós críticos vivenciados pelos serviços locais de saúde.
A equipe também orientou a população dos municípios sobre o Programa de Saúde da Família, a dinâmica de funcionamento do serviço de saúde local, como os hospitais e postos de atendimento, e o direito à participação no processo decisório das políticas públicas de saúde.
Lançado em 2004, o Prêmio Mario Covas distingue, anualmente, as melhores práticas de gestão pública em nível estadual. Fruto de uma iniciativa conjunta da Casa Civil do Estado de São Paulo e a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), seu objetivo é apoiar a modernização da administração pública estadual. [Fapesp]