Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Projeto Barcos do Brasil é lançado

Publicado em 31 outubro 2008

Agência FAPESP - O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o projeto Barcos do Brasil, que tem como objetivo promover a preservação e a valorização das embarcações tradicionais brasileiras.

O projeto visa a reunir entidades públicas e privadas e demais interessados no mar e no patrimônio naval brasileiro para localizar, cadastrar, proteger e valorizar os barcos tradicionais e seus contextos culturais, proporcionando meios de ampliar a qualidade de vida dos usuários e detentores desse patrimônio: marinheiros, pescadores, mestres construtores e seus auxiliares.

Entre as ações a serem realizadas estão o inventário e diagnóstico do patrimônio naval no Brasil, o monitoramento e a conservação das principais embarcações, a construção de barcos tradicionais em locais públicos, o desenvolvimento de programas para conservação e manutenção dos barcos tradicionais e a criação de unidades regionais vinculadas ao Museu Nacional do Mar/.

O lançamento do projeto contou com a presença de representantes de vários ministérios que formalizaram a criação do grupo interministerial, que será responsável pela sua implementação e pela elaboração do termo de cooperação a ser assinado entre os parceiros.

São parceiros da iniciativa os ministérios da Cultura, Ciência e Tecnologia, Educação, Turismo, Defesa, Cidades e Trabalho e Emprego. Também participam os institutos Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

Mais informações: www.iphan.gov.br