Notícia

UFAM - Universidade Federal do Amazonas

Projeto aprovado no edital 006/2009 FAPESP/FAPEAM

Publicado em 10 novembro 2010

Intitulado "Impactos no solo da conversão floresta - uso agropecuário na região sul do Amazonas", o projeto foi aprovado no Edital 006/2009 FAPESP/FAPEAM. É uma oportunidade para consolidação de pesquisas do Instituto de Agricultura e Ambiente da Ufam no campus de Humaitá.

O objetivo da pesquisa é esclarecer sobre a distribuição e o comportamento do solo na região sul do Amazonas, denominada "Arco do Desmatamento", bem como seus impactos das transformações dos vegetais, mapeamento das áreas, caracterizando ambientes naturais.

"Este Projeto é um passo importante para consolidação das pesquisas na área de Ciências do Solo no Sul do Amazonas, além de ser uma forma de firmar o IEAA/UFAM com forte instituição que faz pesquisa nesta região e cria oportunidade para que nossos alunos trilhe os caminhos da pesquisa e carreira" afirma o professor Milton Campos, coordenador da pesquisa.

As informações obtidas com os resultados poderão nortear as práticas de gestão das atividades agrícolas adequadas para o manejo do solo, diminuindo os impactos ambientais, sociais e econômicos.