Notícia

RMC Urgente

Projeto Animafísica divulga seu primeiro curta-metragem de animação

Publicado em 06 dezembro 2019

Aprender sobre Física de Partículas pode ser divertido! É o que prova a equipe do Animafisica, projeto de divulgação científica que une pesquisadores e alunos do Instituto de Física da UNICAMP. Com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o grupo desenvolveu seu primeiro curta-metragem de animação, “Quarks e Léptons”, que funcionará como uma ferramenta de divulgação científica voltada para o público não especializado e, principalmente, para jovens estudantes.

“Quarks e Léptons”, trabalho do cineasta e animador Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, conta a história de Mari, uma garota filha dos professores Pedro e Duda, que faz uma aposta com o pai, em troca de conseguir ingressos para o show da sua banda favorita. A partir deste desafio, a protagonista e o público aprendem lições importantes sobre modelo atômico e partículas elementares, de modo bastante descontraído.

A animação já está disponível no canal do Animafísica no Youtube. A equipe, que inclui um grupo de alunos de licenciatura em Física, preparou também uma série de vídeos complementares, com explicações mais detalhadas sobre os conceitos que aparecem no filme. A playlist completa conta também com um vídeo dos bastidores da produção.

Para o Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres, coordenador geral do projeto temático ‘Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos’, ao qual a iniciativa está ligada, “a proposta é despertar a curiosidade dos estudantes, aproximando o público em geral do universo da pesquisa e da Física de modo prazeroso”.

Segundo o Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo, coordenador do Animafísica, o tema do curta-metragem é um conteúdo novo entre os alunos de Ensino Médio. “O estudo da Física de Partículas tem grande potencial de impacto no futuro da ciência no Brasil. Por isso estamos muito entusiasmados em dialogar com a nova geração, e, quem sabe, motivar estudantes a juntarem-se a nós”, convida.

“Os ingredientes de humor, música e pequenas brincadeiras intercalam informações sobre Física de Partículas, que são passadas propositadamente de modo leve e até superficial, eu diria. O roteiro também deixa espaço para que o público imagine, questione e tire suas próprias conclusões”, explica Squarisi, que desenvolveu o filme com a técnica do desenho animado em papel.

Se depender do entusiasmo e da vontade do grupo de trabalho, “Quarks e Léptons” será apenas o primeiro de uma série de curtas-metragens. A ideia é que outros dois filmes sejam produzidos pela equipe – um sobre Física de Neutrinos e outro sobre Raios Cósmicos. O objetivo para o próximo ano é reforçar os laços com escolas e professores, levando o conteúdo para as salas de aula a fim de alcançar um número cada vez maior de estudantes. “Sobre o primeiro filme, além dos vídeos de apoio que já estão disponíveis, estamos trabalhando na produção de textos, que formarão um ebook, a ser lançado no próximo ano também pela internet.”, completa Marcelo Guzzo.

O site do projeto Animafísica é o www.animafisica.com.br. O filme “Quarks e Léptons” pode ser conferido neste link: https://youtu.be/Fo6Pz_3Dil4

Saiba mais nos canais Animafísica:

www.youtube.com/channel/UC4T0iWBg9oQhiXuyw9x2G_w

www.animafisica.com.br

www.facebook.com/animafisica

www.instagram.com/animafisica

www.twitter.com/animafisica

Animafísica: Física de Partículas sob o olhar da animação

Produção de um curta-metragem em animação para divulgação científica ligada ao

Projeto Temático ‘Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos’,

do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Apoio: Fapesp

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo

Pesquisador: Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres

Animação de Mauricio Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Colaboradores:

Eduardo Akio Sato (Mestre e Doutorando em Física pela Unicamp)

Dayane Fumiyo Tokojima Machado (Mestre em Divulgação Científica e Doutoranda em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp).

Material de apoio – Alunos de graduação do Instituto de Física da Unicamp:

Diego Sena Simão

Eduardo Scotton Arruda

Eduardo Walter da Silva

Lucas Trentim

Mateus Rennó

Nicole Penno Albiol Garcia

Willian Gabriel