Notícia

Todo Dia (Americana, SP) online

Projeto Animafísica apresenta filme 'Quarks e Léptons'

Publicado em 25 outubro 2019

Professores e alunos do Instituto de Física da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) realizam hoje (25) o lançamento do curta-metragem “ Quarks e Léptons ”, uma animação sobre Física de Partículas.

O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado no auditório do Instituto de Física da Unicamp, às 14h30.

O filme faz parte do projeto Animafísica, que tem apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e visa ser uma ferramenta de divulgação científica voltada para o público não especializado e, principalmente, para jovens estudantes.

De acordo com o Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres, coordenador geral do projeto temático “ Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos ” ao qual o Anima física está ligado, “ a proposta é despertar a curiosidade dos estudantes, aproximando o público em geral do universo da pesquisa e da Física de modo prazeroso ”.

À frente da parte artística de “ Quarks e Léptons ” está o cineasta e animador Maurício Squarisi, co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. A animação conta a história de Mari, uma garota filha dos professores Pedro e Duda, que faz uma aposta com o pai, em troca de conseguir ingressos para o show da sua banda favorita. “ Os ingredientes de tífica com humor e diversão humor, música e pequenas brincadeiras intercalam informações sobre Física de Partículas, que são passadas propositadamente de modo leve e até superficial, eu diria. O roteiro também deixa espaço para que o público imagine, questione e tire suas próprias conclusões ”, explica Squarisi.

Utilizando a técnica do desenho animado em papel, “ Quarks e Léptons ” será lançado e divulgado no canal do Youtube do Animafísica no mesmo dia, às 17h, junto com os vídeos de apoio produzidos pelos alunos. No lançamento será possível conferir também o making of do desenvolvimento do projeto, feito pela artista plástica Eliana Ribeiro, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.