Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Projeto aeroespacial une Mackenzie e parceiros internacionais

Publicado em 23 outubro 2015

O Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e membros da Propertech Company realizaram, entre os dias 10 e 16 de agosto deste ano, a terceira e última fase do projeto Solar-T Launch Simulations, na sede da Columbus Scientific Ballon Facility, na cidade de Palestine, no Texas. Esta simulação foi a última apuração antes do lançamento final, que projetará um balão estratosférico pela região da Antártica para estudos mais aprofundados.

O projeto visa estudar propriedades dinâmicas e espectrais do Sol em emissões terahertz, para obter maior compreensão acerca das atividades físicas solares. As explosões na superfície da estrela, também alvos da pesquisa, serão comparadas aos dados coletados ao longo de todo o processo, por meio do estudo de ondas visíveis e invisíveis.

Nesta fase também ocorreu o encontro dos pesquisadores envolvidos no projeto, com a participação de Amauri S. Kudaka, pesquisador da área de aplicações geoespaciais e do professor Pierre Kaufmann, especialista em radioastronomia e física, ambos da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Segundo os estudiosos, os últimos testes estão relacionados às melhorias técnicas em fotômetros, organização de dados e performance dos projéteis e são necessários devido à proximidade da data oficial de lançamento – dois meses após o final da fase realizada em agosto.

A parceria institucional, responsável pela viabilização da terceira etapa do estudo aeroespacial, contou com participações do centro MackPesquisa e da FAPESP e propiciará um compartilhamento de dados entre os institutos, para eventuais publicações posteriores em revistas científicas.

Com isso, os responsáveis pelo projeto aguardam o final do ano para dar sequência à missão de circunavegação, que partirá da base americana U.S McMurdo e percorrerá toda a região do polo sul. Estima-se que o estudo dure até o ano de 2016.

Sobre o CRAAM

O Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie surgiu de uma parceria entre o Instituto Presbiteriano Mackenzie e o MCT/INPE –Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e tem o objetivo de promover pesquisas técnico-cientificas, operacionalizar recursos experimentais, subsidiar o curso de pós-graduação em ciências e aplicações geoespaciais e dar suporte ao ensino na área.

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

FONTE/AUTOR.: INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE