Notícia

Agência Gestão CT&I

Projeto aeroespacial lançará balão estratosférico na Antártica

Publicado em 26 outubro 2015

O Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e membros da Propertech Company vão estudar propriedades dinâmicas e espectrais do Sol em emissões terahertz, para obter maior compreensão acerca das atividades físicas solares.O projeto projeto Solar-T Launch Simulations já está na última fase de desenvolvimento.

 

Em agosto, foi relizado na sede da Columbus Scientific Ballon Facility, no Texas, a última simulação antes do lançamento final do balão estratosférico pela região da Antártica. As explosões na superfície do Sol, também alvos da pesquisa, serão comparadas aos dados coletados ao longo de todo o processo, por meio do estudo de ondas visíveis e invisíveis.

Os testes foram feitos para apurar as melhorias técnicas em fotômetros, organização de dados e performance dos projéteis. A parceria institucional, responsável pela viabilização da última etapa do estudo aeroespacial, contou com participações do centro MackPesquisa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e propiciará um compartilhamento de dados entre os institutos, para eventuais publicações posteriores em revistas científicas.

(Agência Gestão CT&I)