Notícia

Midia News

Programas oferecem bolsas para brasileiros na França

Publicado em 19 novembro 2008

Nove programas oferecem oportunidades de bolsas para intercâmbio na França. As englobam todas as áreas do conhecimento. Cada uma delas possui particularidades e requisitos próprios de seleção. Mas, em geral, as bolsas não são reembolsáveis e os candidatos aprovados recebem auxílio financeiro mensal. Das opções, três delas encontram-se com as inscrições abertas: AUF (Agence Universitaire pour la Francophonie ), Eiffel e Thales Academia. Brasileiros interessados em estudar na França também podem optar pelo Erasmus Mundus – External Cooperation Window - programa da união européia. Os prazos das candidaturas são variados.

Para participar, em geral, é preciso comprovar bom desempenho acadêmico e apresentar o projeto de estudos a ser desenvolvido na França e, ainda, uma carta de motivação. Além disso, são exigidos conhecimentos intermediários na língua francesa e, para os estudantes das áreas de Humanas, a exigência é de francês em nível avançado. Algumas universidades oferecem cursos intensivos do idioma antes do início das aulas.

Os candidatos que não se enquadram nas possibilidades apresentadas e que possuem pretensão de realizar a pós-graduação na França podem apresentar sua candidatura ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ou às Fundações de Amparo a Pesquisas (FAPs), órgãos nacionais e estaduais competentes para a gestão e concessão de bolsas para pós-graduação no exterior, inclusive na França.

Para orientação personalizada, da busca de cursos até a inscrição, os estudantes brasileiros podem contatar a CampusFrance - agência de informação do governo francês sobre estudos superiores -, pelo site www.brasil.campusfrance.org.

UnB tem 244 vagas de pós-graduação

Estão abertas as inscrições para 244 vagas de pós-graduação na Universidade de Brasília (UnB). As oportunidades são de cursos de mestrado e doutorado e estão distribuídas em 12 áreas, entre elas Informática, Residência Médica em Veterinária e Ciências Mecânicas.  

Os editais completos de todas as opções para as quais é possível se inscrever estão disponíveis na seção pós-graduação do Portal UnB (http://www.unb.br). Em algumas delas, cobra-se taxa e são aceitas inscrições pelos Correios.

Emissora alemã oferece bolsas na área de comunicação

A DW Akademie, instituto de formação profissional da Deutsche Welle – emissora internacional da Alemanha –, oferece 15 bolsas integrais para a primeira edição do Master em International Media Studies. O curso bilíngüe é fruto de parceria entre a Deutsche Welle, a Universidade de Bonn e a Universidade de Ciências Aplicadas de Bonn-Rhein-Sieg. Interessados podem se inscrever até 31 de maio de 2009.

Os auxílios são destinados a profissionais de países em desenvolvimento. Para participar, é preciso ter o diploma de bacharelado, além de pelo menos um ano de experiência na área de comunicação, como jornalista, gestor de veículo de comunicação ou assessor de comunicação. É necessário ter proficiência tanto em inglês quanto em alemão.

O mater terá duração de quatro semestres, em período integral, e está programado para iniciar em setembro de 2009. O conteúdo programático do curso abrangerá meios de comunicação e desenvolvimento, jornalismo, ciência da comunicação e gestão de meios de comunicação. As aulas serão realizadas em Bonn, na Alemanha.

Pedidos de esclarecimentos e candidaturas devem ser encaminhados (em alemão ou inglês) diretamente à DW Akademie, pelo e-mail ims@dw-world.de ou pelos sites www.ims-master.de e www.dw-akademie.de.

Consórcios entre Brasil e Europa oferecem 400 bolsas

O Programa de Mobilidade Acadêmica entre Brasil e União Européia oferece mais de 400 bolsas de estudos para universitários, pesquisadores e docentes brasileiros. As oportunidades estão distribuídas em três consórcios firmados no primeiro edital do Erasmus Mundus - External Cooperation Window: EBW (Euro Brazilian Windows), EUBRANEX (European-Brazilian Network of Academic Exchange) e ISAC (Improve Skilss Across Continents). As inscrições para as duas primeiras opções já estão abertas. Os prazos se estendem até 19 e 25 de novembro, respectivamente.

Para participar, os interessados devem estar vinculados a uma das universidades parceiras das redes. As cooperações envolvem 20 instituições brasileiras de todas as regiões do país, além de 29 faculdades européias. Há opções para programas de graduação, doutorado sanduíche e integral, pós-doutorados e intercâmbio de docentes acadêmicos.

Os candidatos devem ter conhecimento da língua inglesa ou do idioma requerido pela instituição de Ensino Superior a que pretende estudar. Para as bolsas de graduação, é preciso ainda ter concluído pelo menos dois anos do curso. Os pós-doutorandos devem ter obtido o título de doutor nos últimos dois anos. Já dos professores, é exigido pelo menos dois anos de experiência na docência acadêmica.

A duração das bolsas varia de um a 36 meses, segundo o projeto acadêmico na Europa. O período de estudo na graduação corresponde a um ou dois semestres. O mesmo se repete com o programa de doutorado sanduíche. A estadia para os candidatos ao programa de doutorado integral é mais longa e pode durar de dois a três anos. Já o tempo da visita dos docentes oscila de um a quatro meses. Os estudos na União Européia estão previstos para começar em março de 2009.

Os selecionados recebem auxílio mensal, seguro de saúde, passagens áreas de ida e volta e isenção das taxas escolares. O valor da mensalidade para os bolsistas do programa de graduação é de mil euros. O auxílio aumenta para 1.500 euros aos estudantes de doutorado sanduíche e integral. Já os pós-doutorandos ganham 1.800 euros e os docentes, 2.500 euros.

Saiba mais informações no site http://ebw.up.pt.

UFSCar oferece pós em Genética e Evolução

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução (PPGGEv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe, até o dia 28 de novembro, inscrições para os exames de seleção do Mestrado em Genética e Evolução e Doutorado em Ciências (área de concentração Genética e Evolução).

As inscrições podem ser efetuadas pela Internet, no site www.ppggev.ufscar.br, e na Secretaria do PPGGEv. O exame de seleção destina-se a candidatos portadores de diploma universitário de bacharelado ou licenciatura na área de Ciências Biológicas ou correlatas.

O Curso de Mestrado visa o desenvolvimento de estudos que demonstrem o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos essenciais na área de concentração de Genética e Evolução, por meio de trabalhos de investigação e de ensino. Já o Doutorado, além de incorporar os objetivos desenvolvidos no Mestrado, caracteriza-se pela produção de um trabalho de investigação que represente uma contribuição real, original e criativa.

Mais informações podem ser obtidas em www.ppggev.ufscar.br.

Inscrições abertas para mestrado em nutrição na UFPB

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com inscrições abertas, até 28 de novembro, para o mestrado em nutrição. São 15 vagas distribuídas nas seguintes linhas de pesquisa: nutrição clínica; saúde coletiva e epidemiologia; e alimentos e nutrição, com área de concentração única em ciências da nutrição.

Os candidatos devem ser portadores de diploma de curso de nível superior em nutrição ou áreas afins, ou documento emitido pela coordenação do curso de graduação, declarando que concluirá o curso antes do início da data da primeira matrícula (02/2009).

Mais informações na secretaria do programa, no horário da manhã, pelo telefone (0xx83) 3216-7417.

Inscrições abertas para cursos de mestrado na UFMS

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para os interessados em desenvolverem programas de mestrado em diversas áreas.

Há vagas para pós-graduação em Estudos Fronteiriços (30 vagas), Engenharia Elétrica (20 vagas), Educação (15 vagas), Química (10 vagas), Administração (18 vagas), Ciência Animal (33 vagas) e Ciências da Computação (17 vagas).

Todos os cursos têm início em 2009 e as datas finais para inscrições variam dependendo do curso. Os editais estão disponíveis no endereço eletrônico www.propp.ufms.br.

Pós em Geoprocessamento Aplicado tem inscrições abertas na UFSCar

O curso de Pós-graduação lato-sensu em Geoprocessamento Aplicado , oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe inscrições dos interessados em integrar a turma 2009. O curso busca reciclar os conhecimentos de profissionais que atuam na gestão do ambiente e oferecer ao aluno condições para compreender e criticar um Sistema de Informações Geográficas, suas aplicações, seu potencial de análises e sua modelagem.

As inscrições devem ser feitas preferencialmente pela Internet, ou na Secretaria do Departamento, até o dia 17 de janeiro de 2009, data do início das aulas.

Inscrições e mais informações no site www.ngeo.ufscar.br.

Fapesp seleciona propostas de intercâmbio entre Brasil e França

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês) lançam nova chamada para seleção de propostas de intercâmbio de pesquisadores entre Brasil e França.

Pela Fapesp, poderão se inscrever pesquisadores responsáveis por projetos vigentes nas modalidades Auxílio a Pesquisa Regular e Projetos Temáticos ou por auxílios desenvolvidos no âmbito dos programas Apoio a Jovens Pesquisadores e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid). Pelo lado francês, poderão participar pesquisadores trabalhando em instituições de pesquisa daquele país e que possam receber apoio do CNRS.

A chamada selecionará projetos nas áreas de astrofísica e astronomia, biologia molecular e genômica, geociências, informática, materiais e nanotecnologia, química, engenharias, fontes renováveis de energia, agrotecnologia, matemática pura e aplicada, física, fotônica, óptica, ciências humanas e sociais.

Cada projeto deverá ter a duração de, no máximo, 36 meses. As propostas serão recebidas até o dia 19 de dezembro e devem ser apresentadas simultaneamente pelo pesquisador do estado de São Paulo à Fapesp e pelo seu colega da França ao CNRS.

Texto integral da chamada de propostas FAPESP/CNRS 2008 no site www.fapesp.br/cnrs2008.