Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Programas de cooperação e mobilidade da União Europeia serão apresentados em workshop na FAPESP

Publicado em 06 março 2017

Serão abordadas as modalidades de financiamento conjunto de pesquisas, incluindo orientações técnicas para a participação de pesquisadores de São Paulo

Na quarta-feira, 8 de março, a FAPESP, em conjunto com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e a EURAXESS Brazil, um sistema de mobilidade, apoio personalizado e interação entre pesquisadores europeus e de outras regiões, vai realizar o workshop Programas de Cooperação e Mobilidade da União Europeia.

O objetivo do evento é expor as diferentes possibilidades de financiamento de projetos de pesquisa oferecidos pela FAPESP na esfera da colaboração com o programa Horizon 2020, por meio do qual pesquisadores sediados no Estado de São Paulo e na Europa têm a possibilidade de desenvolver projetos de pesquisa colaborativos.

Além de fornecer informações e esclarecer eventuais dúvidas dos participantes interessados no tema, o workshop buscará tornar mais efetivas as oportunidades oferecidas na Europa e em São Paulo para acesso ao conhecimento em nível de excelência mundial, incluindo compartilhamento de dados de pesquisas e conexão com redes científicas internacionais.

Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer os fomentos das Ações Marie Sklodowska Curie (MSCA, na sigla em inglês), com destaque para informações práticas para submissão de propostas na chamada para Intercâmbio de Pesquisa e Inovação (Research & Innovation Staff Exchange, RISE), que faz parte da MSCA, e do Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council, ERC), para a realização de doutorado, pós-doutorado ou p rojetos de pesquisa na Europa.

Durante o workshop, Euclides de Mesquita Neto, da Coordenação da Área de Engenharia da FAPESP, e Luiz Nunes de Oliveira, da Coordenação Adjunta de Programas Especiais da Fundação, vão falar sobre o financiamento de projetos de pesquisa colaborativos entre a FAPESP e o Horizon 2020, programa que será detalhado por Alejandro Zurita, chefe da seção de Ciência, Tecnologia e Inovação da delegação d a União Europeia no Brasil.

A participação brasileira no Horizon 2020, incluindo perspectivas, será abordada por Luciana da Silva Santos, responsável pela gestão de políticas de cooperação da Comissão Europeia com o Brasil nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Também serão tratados temas como a pesquisa na Europa pelo ERC e os programas de doutorado e pós-doutorado na Europa pela MSCA, entre outros.

O workshop terá ainda apresentações com esclarecimentos sobre o funcionamento das visitas de pesquisa e cooperação com equipes financiadas pelo ERC na Europa, bem como sobre o apoio aos pesquisadores brasileiros interessados em oportunidades na Europa, via EURAXESS. Ao final, uma sessão de perguntas e respostas estará disponível ao público.

A programação completa do workshop está disponível em www.fapesp.br/10800.

Para participar, basta inscrever-se em www.fapesp.br/eventos/horizon2020/inscricao. O evento é gratuito, com vagas limitadas, e transmissão ao vivo pelo endereço http://aovivo.integra.tv.br/fapesp

Programas de cooperação e mobilidade da União Europeia

Data e horário: 8 de março de 2017 – das 9h às 12h30

Local: FAPESP – Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa – São Paulo

Programação: www.fapesp.br/10800

Inscrições: www.fapesp.br/eventos/horizon2020/inscricao

Evento gratuito, com transmissão ao vivo em http://aovivo.integra.tv.br/fapesp

Informações: (11) 3838-4362