Notícia

Arte Ref

Programação da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Publicado em 21 outubro 2013

O que é? Durante o mês de outubro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. Durante duas semanas, serão exibidos cerca de 350 títulos de variados países e diversas cinematografias em mais de 20 espaços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista. A seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo.

Quando? A mostra a acontece do dia 18 ao dia 31 de outubro. Saiba abaixo a programação especial do CINUSP.

Em mais um ano de parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o CINUSP Paulo Emílio recebe entre os dias 21 de outubro e 01 de novembro, diversos títulos a serem exibidos tanto na tradicional sala do CINUSP quanto no auditório István Jancsó, localizado na Biblioteca Guida e José Mindlin, na Cidade Universitária.

Na nossa programação, destacam-se as sessões dedicadas aos curtas-metragens do diretor e arquiteto israelense Amos Gitai, num conjunto de obras que discutem sobretudo a construção civil e suas defluências. A programação CINUSP apresenta, também, o filme mais recente de Gitai, Ana Arabia, premiado no Festival de Veneza.

Outro destaque da programação inclui a retrospectiva do Eduardo Coutinho, em comemoração aos seus 80 anos. No CINUSP, serão quatro títulos, com uma sessão especial no dia 29 de outubro, no auditório István Jancsó. Nessa sessão o cineasta Eduardo Coutinho, homenageado na edição deste ano da mostra, estará presente na exibição de Cabra Marcado Para Morrer, em cópia restaurada, e Porrada, curta-metragem de 2000. O debate sobre o filme contará também com a presença de Esther Hamburger, diretora do CINUSP e Ismail Xavier, professores da ECA-USP e autores de capítulos no livro sobre o cineasta, publicado pela Editora Cosac Naify, organizado por Milton Ohata, com apoio do SESC.

Durante a 37ª Mostra Internacional de São Paulo e como parte das comemorações de seus 20 anos, o CINUSP Paulo Emílio experimenta projeção digital de última geração no Auditório da Biblioteca Guita e José Mindlin. Inaugurado em março deste ano, o espaço da Biblioteca conta com 276 lugares e tem, nesta ocasião, sua estreia como sala de cinema.

O projetor Christie 4K é do Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual – LAICA do Departamento de Cinema Radio e TV da ECA, e foi adquirido com recursos de projeto Equipamento Multiusuário da FAPESP. O sistema de projeção está temporariamente instalado no Auditório István Jancsó a fim de oferecer fruição cinematográfica de ponta, em sala grande, com tela grande (7 metros de largura).

As sessões da Mostra Internacional de Cinema na USP ocorrerão nos dias 21 a 25 de outubro e 29 de outubro a 1 de novembro às 16h na sala do CINUSP no Favo 4 do conjunto das colmeias. As sessões digitais CINUSP na Biblioteca Mindlin ocorrerão nesses mesmos dias às 19 e 21h (com exceção do dia 29, no qual o debate ocupará o espaço da sessão das 21h). Para saber mais sobre a programação completa da mostra, clique aqui.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

21/10 | segunda

CINUSP – FAVO 4

16h00 A REPRESA

AUDITÓRIO MINDLIN

19h00 PAAT

21h00 PEIXE & GATO

 

22/10 | terça

CINUSP – FAVO 4

16h00 NU SOB O LUAR

AUDITÓRIO MINDLIN

19h00 NUTS

21h00 ZORAN, MEU SOBRINHO, O IDIOTA

 

23/10 | quarta

CINUSP – FAVO 4

16h00 ANSIEDADE

AUDITÓRIO MINDLIN

19h00 ESPERANDO O MAR

21h10 MUDANDO AS REGRAS

 

24/10 | quinta

CINUSP – FAVO 4

16h00 FAUSTÃO | PORRADA

AUDITÓRIO MINDLIN

19h00 A GAROTA E A MORTE

21h20 GLÓRIA FEITA DE SANGUE

 

25/10 | sexta

CINUSP – FAVO 4

16h00 BABILÔNIA 2000 | PORRADA

AUDITÓRIO MINDLIN

19h00 EL CRÍTICO | SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE

21h15 O GAROTO QUE COME ALPISTE

 

29/10 | terça

CINUSP – FAVO 4

16h00 PROGRAMA LUGARES E ESPAÇOS SAGRADOS / ARQUITETURA COMO HISTÓRIA | A ARQUITETURA DURANTE O MANDATO BRITÂNICO | HAIFA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO | JERUSALÉM ATRAVÉS DOS ANOS | O TAPETE COMO MORADIA | O COLETIVO E O ARQUITETO | O TABERNÁCULO E O TEMPO

AUDITÓRIO MINDLIN

19h00 CABRA MARCADO PARA MORRER | PORRADA | DEBATE COM EDUARDO COUTINHO

 

30/10 | quarta

CINUSP – FAVO 4

16h00 PROGRAMA ESPAÇO DE VIDAS / OUTSIDERS | O PONTO DE VISTA DE UM ESTRANGEIRO | O DISCURSO DOS ARQUITETOS | DO LADO DE FORA | A CIDADE BRANCA | SER E DESISTIR | CONSTRUIR E DESTRUIR

AUDITÓRIO MINDLIN

19h00 JONAS NA SELVA

21h00 DENDROLOGIUM | SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE

 

31/10 | quinta

CINUSP – FAVO 4

16h00 PROGRAMA ARQUITETURA EM ISRAEL – CONVERSAS COM AMOS GITAI | A DINASTIA DOS ARQUITETOS | ASSENTAMENTO HUMANO | OS CAMPI DA UNIVERSIDADE HEBRAICA DE JERUSALÉM | A TENDA COMO ABRIGO

AUDITÓRIO MINDLIN

19h00 ANA ARABIA

21h00 O EXERCÍCIO DO CAOS | SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE

 

 

FILMES:

Ana Arabia (Ana Arabia)

França/Israel, 2013, cor, digital, 85’

direção: Amos Gitai

elenco: Yuval Scharf, Yussuf Abu Warda, Sarah Adler, Assi Levy, Uri Gavriel, Norman Issa, Shady Srur

sinopse: Filmado em um único plano-sequência de 81 minutos, o filme mostra a vida de uma pequena comunidade de exilados, judeus e árabes, que coabitam um enclave esquecido na “fronteira” entre Jaffa e Bat Yam, em Israel. Um dia, Yael, uma jovem jornalista, os visita. Entre as barracas em ruínas, no pomar cheio de limoeiros, rodeado por várias casas, ela descobre uma série de personagens que não correspondem aos clichês da região. Yael se entusiasma com a descoberta de tal fonte de riqueza humana e se esquece do trabalho. As expressões e palavras de Youssef e Miriam, Sarah e Walid, de seus vizinhos e amigos, lhe dizem algo sobre a vida, seus sonhos e esperanças, casos amorosos, desejos e desilusões. Ali, a relação dos moradores com o tempo é diferente daquela na cidade que os rodeia. Nesse lugar frágil e fragmentado, existe uma chance de coexistência.

legendas em italiano

auditório mindlin: 31.10 qui 19h00

 

 

Ansiedade (Bu-Ran)

Coreia do Sul, 2013, cor, digital, 90’

direção: Min Hwan-Ki

elenco: Kim Jin-Hwa, Kim Bang-Ho

sinopse: Um grupo de jovens designers deixa seus empregos para fundarem uma casa de moda alternativa, na esperança de criar uma marca ligada a ética e responsabilidade social. Em vez de adotar práticas comuns voltados à exploração cruel e ao lucro, eles esperam construir um relacionamento direto com os clientes, com base em princípios de comércio justo. Mas não será fácil enfrentar as regras do capitalismo.

classificação indicativa: 18 anos

cid. universitária: 23.10 qua 16h00

 

 

Babilônia 2000 (Babilônia 2000)

Brasil, 2000, cor, 35mm, 80’, documentário

direção: Eduardo Coutinho

sinopse: Na manhã do último dia de 1999, uma equipe de cinema sobe o morro da Babilônia, no Rio de Janeiro. Nele existem duas favelas, Chapéu Mangueira e Babilônia. Estas são as únicas favelas situadas na orla de Copacabana, onde, à meia-noite, uma multidão de cerca de um milhão de pessoas se reúne para assistir à queima de fogos de artifício e festejar o réveillon. Durante 12 horas, cinco câmeras digitais, espalhadas pelo morro, registram os preparativos para a festa. Os moradores das favelas fazem um balanço de suas vidas e expressam suas expectativas para o ano 2000.

classificação indicativa: 16 anos/livre

cid. universitária: 25.10 sex 16h00

 

 

Cabra Marcado Para Morrer (Cabra Marcado Para Morrer)

Brasil, 1985, cor e p&b, digital, 119’, documentário

direção: Eduardo Coutinho

sinopse: Um filme sobre a vida do líder camponês João Pedro Teixeira começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao seu assassinato. As filmagens são interrompidas pelo golpe militar em 1964. Dezessete anos depois, em 1981, o diretor Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido, como João Virgílio, também atuante em ligas. O tema central passa a ser a história de cada um deles que, revendo as imagens do passado, elaboram para a câmera os sentidos de suas experiências.

classificação indicativa: 12 anos

auditório mindlin: 29.10 ter 19h00

 

 

Dendrologium (Dendrologium)

Alemanha/Polônia, 2013, cor, digital, 113’

direção: Amin Azam , Rafael Stemplewski

elenco: Leonard Benhaus, Romanus Fuhrmann, Vlasto Peyitch

sinopse: O Explorador segue a voz do destino e deixa para trás sua antiga vida, a fim de resolver o enigma do mito do fruto doce. Sua viagem para um lugar distante do mundo ao encontro dos homens sábios acaba por ser uma perigosa aventura, onde ele tem que enfrentar as questões fundamentais da vida.

classificação indicativa: livre

auditório mindlin: 30.10 qua 21h00

 

 

El Critico (El Critico)

Argentina, 2013, cor, digital, 98’

direção: HernÁn Guerschuny

elenco: Rafael Spregelburd, Dolores Fonzi, Ignacio Rogers

sinopse: Téllez é um prestigiado crítico de cinema que odeia comédias românticas hollywoodianas e cinema moderno. Ele vê o mundo como um longo filme que não consegue deixar de criticar. Um dia, do nada, ele conhece Sofia, uma jovem e atraente mulher com quem não tem quase nada em comum, especialmente quando o assunto é cinema. Como o destino insiste em aproximar os dois, Téllez suspeita que o gênero que ele mais odeia está em busca de vingança.

legenda em inglês

classificação indicativa: 12 anos

cid. universitária: 25.10 sex 19h00

 

 

Esperando o Mar (V Ozhidanii Morya)

Rússia/Bélgica/França/Cazaquistão/Alemanha, 2012, cor, digital, 109’

direção: Bakhtyar Khudojnazarov

elenco: Dinmukhamet Akhimov, Egor Beroev, Detlev Buck

sinopse: O capitão Marat é um homem de sorte: tem uma esposa bela e jovem, um moderno barco-pesqueiro, uma equipe de amigos. Um dia, ele se vê em meio a uma tempestade e perde tudo. Depois de ficar preso por vários anos, após perder seu navio e ver a tripulação morrer, ele retorna à pequena cidade e decide recuperar seu navio. No caminho para o mar, ele deve encontrar a fé em si mesmo, novos amigos, uma nova vida e o amor.

auditório mindlin: 23.10 qua 19h00

O Exercício do Caos (O Exercício do Caos)

Brasil, 2013, cor, digital, 71’

direção: Frederico Machado

elenco: Auro Juriciê, Di Ramalho, Talita Sousa, Thainá Sousa, Isabela Sousa

sinopse: O filme narra em tons de suspense existencialista a história de um pai soturno e autoritário que vive com as três filhas adolescentes numa fazenda de mandioca no interior do Maranhão. A família compartilha a ausência da mãe e lida com os ditames rigorosos de um estranho capataz que os explora enquanto persegue a inocência das meninas, divididas entre a ilusão da infância e a cruel realidade de suas vidas. Enquanto o eixo familiar desmorona pouco a pouco, os personagens, fragilizados, situam-se no limiar entre a razão e a loucura, entre o caos e a fé.

classificação indicativa: 16 anos

auditório mindlin: 31.10 qui 21h00

 

Faustão (Faustão)

Brasil, 1971, cor, 35mm, 103’

direção: Eduardo Coutinho

elenco: Eliezer Gomes, Jorge Gomes, Gracinda Freire, Anecy Rocha, José Pimentel

sinopse: Um bando de cangaceiros liderados por Faustão intervém na briga entre integrantes das famílias Pereira e Araújo. Henrique Pereira, filho do coronel Pereira, é ferido numa tocaia. Faustão o socorre e exige que seu pai lhe pague um resgate em troca da vida do filho. O cangaceiro deixa claro a Henrique que ele não é prisioneiro e que apenas obedece à lei do sertão. Lucena, capanga da família Araújo, procura Faustão e lhe oferece o dobro da quantia que ele pedira ao coronel para ter o jovem Henrique como seu prisioneiro, mas o cangaceiro recusa a oferta. O coronel Henrique paga o resgate, mas o filho se recusa a voltar para casa, mesmo sabendo da guerra entre sua família e os Araújo. O jovem escolhe então integrar-se ao bando.

classificação indicativa: 16 anos

cid. universitária: 24.10 qui 16h00

 

A Garota e a Morte (Het Meisje Em De Dood)

Holanda/Rússia/Alemanha, 2012, cor, digital, 124’

direção: Jos Stelling

elenco: Sylvia Hoeks, Leonid Bichevin, Sergey Makovetsky

sinopse: Na virada do século 20, o jovem Nicolai viaja de Moscou até Paris para estudar medicina e aprender a falar francês. No caminho, ele para num hotel, que também serve como bordel e sanatório, perto de Leipzig. Lá, ele conhece a bela cortesã Elise e se apaixona profundamente por ela, prolongando sua visita. Depois de alguns dias, fica óbvio que seu amor está ameaçado: Elise “pertence” ao velho conde, que também é dono do hotel.

classificação indicativa: 12 anos

auditório mindlin: 24.10 qui 19h00 

O Garoto Que Come Alpiste (To Agori Troei to Fagito Tou Pouliou)

Grécia, 2012, cor, digital, 80’

direção: Ektoras Lygizos

elenco: Yannis Papadopoulos, Lila Baklesi, Kleopatra Perraki

sinopse: Yorgos é um cantor de 22 anos que mora em Atenas. Está desempregado e não tem dinheiro, namorada ou comida. Esvazia latas de lixo, rouba migalhas de seu vizinho e come um pouco do alpiste que compra para seu único companheiro, um canário. Seu único contato com o mundo exterior é quando persegue uma atraente recepcionista de hotel. Quando Yorgos é despejado de casa, não lhe resta mais nada.

classificação indicativa: 18 anos

auditório mindlin: 25.10 sex 21h15 

Glória Feita de Sangue (Paths of Glory)

EUA, 1957, p&b, digital, 88’

direção: Stanley Kubrick

elenco: Kirk Douglas, Adolphe Menjou, George Macready, Ralph Meeker

sinopse: Primeira Guerra Mundial, 1916. O general Mireau é subornado pelo general Broulard para enviar seus soldados em uma missão suicida contra os alemães. O Coronel Dax planeja a operação com relutância, sabendo que não existem chances de vitória. O ataque é um desastre. Mireau decide usar os cem soldados sobreviventes como exemplo e acusá-los de covardia, o que pode leva-los à pena de morte. Dax, que era advogado de defesa, tenta salvar as vidas de seus colegas no tribunal militar. Baseado no romance de Humphrey Cobb.

classificação indicativa: 14 anos

cid. universitária: 24.10 qui 21h20

 

 

Jonas Na Selva (Jonas In The Jungle)

Alemanha, 2013, cor e p&b, digital, 98’, documentário

direção: Peter Sempel

sinopse: Jonas Mekas, a lenda viva do cinema americano de vanguarda, chega aos 90 anos cheio de vida, cantando e dançando. O filme o observa de perspectivas distintas. Acompanha sua vida cotidiana – no trabalho, na cozinha do Brooklyn – e as comemorações nos museus Ludwig, em Colônia, e no Pompidou, em Paris.

classificação indicativa: 16 anos

auditório mindlin: 30.10 qua 19h00

 

Mudando as Regras (Ghaedeye Tasadof)

Irã, 2013, cor, digital, 94’

direção: Behnam Behzadi

elenco: Amir Jafari, Ashkan Khatibi, Baharan Bani Ahmadi

sinopse: Um grupo de teatro amador encontra a oportunidade de se apresentar no exterior. Sheherazad, uma garota em desespero, resolve se juntar ao grupo e assume o papel principal na peça. Ao contrário dos outros atores, ela decide contar a verdade para o seu pai, que se opõe à viagem. Os membros do grupo começam então a pensar se devem ou não substituí-la.

classificação indicativa: 16 anos

auditório mindlin: 23.10 qua 21h10

 

 

Nu Sob o Luar (Hubad Sa Ilalim ng Buwan)

Filipinas, 1999, cor, 35mm, 123’

direção: Lav Diaz

elenco: Joel Torre, Elizabeth Oropesa, Klaudia Koronel, Isabel Granada, Ronnie Lazaro, Julio Diaz, Richard Joson, Lui Manansala, Noel Miralles

sinopse: Uma jovem mulher lembra como seu pai (um padre fracassado), sua mãe (uma mulher com um passado secreto) e sua irmã adolescente voltaram com ela para viver em sua casa ancestral depois que o negócio da família falhou. Foi atormentada por problemas misteriosos de sonambulismo e começou um romance com o rapaz que tentou curá-la. Enquanto isso, seus parentes, assim como um amigo próximo deles, se esforçaram entre andar pra frente na vida e se castigarem com o peso do passado.

Legendas em alemão.

cid. universitária: 22.10 ter 16h00

 

NUTS (OUF)

França, 2012, cor, digital, 81’

direção: Yann Coridian

elenco: Éric Elmosnino, Sophie Quinton, Valeria Golino

sinopse: François acabou de sair de um hospital para pessoas com distúrbios mentais. Seu objetivo: reconquistar Anna, o amor de sua vida.

classificação indicativa: livre

auditório mindlin: 22.10 ter 19h00

 

PAAT (PAAT)

Irã, 2013, cor, digital, 79’

direção: Amir Toodeh Roosta

elenco: Mostafa Sasani, Saed Soheili, Sonia Sanjari

sinopse: Numa cidade na qual ter cachorros de estimação é ilegal, um homem com problemas conjugais toma conta de um pastor alemão chamado Paat. Quando o homem é assassinado por sua esposa, Paat parte para a cidade grande, encontrando uma série de personagens do Irã moderno.

classificação indicativa: livre

auditório mindlin: 21.10 seg 19h00

 

Peixe & Gato (Mahi Va Gorbeh)

Irã, 2013, cor e p&b, digital, 134’

direção: Shahram Mokri

elenco: Babak Karimi, Saeed Ebrahimifar, Abed Abest

sinopse: Alguns estudantes viajam para região do mar Cáspio para participar de uma competição de pipa durante o solstício do inverno. Perto acampamento há uma pequena cabana, ocupada por três cozinheiros que trabalham num restaurante próximo. Eles estão procurando por carne, e não veem ninguém por perto além dos jovens estudantes. Filmado num único plano-sequência, o filme é baseado na história real de um restaurante que servia carne humana moída.

classificação indicativa: 14 anos

auditório mindlin: 21.10 seg 21h00

 

 

Porrada (Porrada)

Brasil, 2000, cor, digital, 5’, documentário

direção: Eduardo Coutinho

elenco: Jaqueline Batista, Bárbara Dias, Valter Rosa

sinopse: Internos do Instituto Philippe Pinel encenam o quadro do exame de DNA do Programa do Ratinho. Este curta-metragem foi realizado para uma exposição com curadoria de Marcelo Dantas sobre os 50 anos da televisão brasileira, filmado pela equipe da TV Pinel, no Rio de Janeiro.

classificação indicativa: livre

cid. universitária: 24.10 qui 16h00 | 25.10 sex 16h00

auditório mindlin: 29.10 ter 21h00

 

A Represa (Staudamm)

Alemanha, 2013, cor, digital, 88’

direção: Thomas Sieben

elenco: Friedrich Mücke, Liv Lisa Fries, Dominic Raacke

sinopse: Roman trabalha em um escritório de advocacia. Quando ele precisa buscar alguns arquivos numa pequena cidade onde um estudante cometeu um massacre em sua escola, ele conhece Laura, uma das sobreviventes. Enquanto a história se desenrola, ele descobre que Laura guarda um segredo: ela está mais envolvida no massacre do que todos pensavam.

classificação indicativa: 14 anos

cid. universitária: 21.10 seg 16h00

  

Zoran, Meu Sobrinho, O Idiota (Zoran Il Mio Nipote Scemo)

Itália/ Eslovênia, 2013, cor, digital, 106’

direção: Matteo Oleotto

elenco: Giuseppe Battiston, Teco Celio, Rok Pra_nikar

sinopse: Paolo Bressan, um desajustado de 40 anos, passa seus dias numa taverna perto de Gorizia. Tudo muda quando aparece Zoran, um estranho garoto de 15 anos que Paolo “herda” de um parente esloveno distante. A princípio nada confortável com a ideia de ser tio, ele logo percebe o talento de Zoran em arremessar dardos. Todo ano, o campeonato mundial de dardos dá um prêmio de 60 mil euros, e Paolo não tem a menor intenção de deixar esta oportunidade passar.

classificação indicativa: livre

cid. universitária: 22.10 ter 21h00

 

CINUSP Paulo Emílio

Sala Cidade Universitária

Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04

Cidade Universitária

entrada franca

100 lugares

fone: 11-3091-3540

Biblioteca Guida e José Mindlin

Auditório István Jancsó

Rua da Biblioteca, s/n

Cidade Universitária

entrada franca

276 lugares

fone: 11-3091-1154