Notícia

Planeta Universitário

Programa Uniespaço tem nova chamada

Publicado em 08 setembro 2009

A Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou chamada de propostas para projetos de desenvolvimento tecnológico para o Programa Uniespaço. Pesquisadores de universidades e de institutos de pesquisa de todo o Brasil poderão se inscrever até a próxima quinta-feira (10/9).

As propostas devem seguir o modelo disponível no site da AEB. Os recursos disponíveis, nesta terceira edição, totalizam R$ 3 milhões por dois anos.

Os projetos serão escolhidos de acordo com três critérios: relevância, competência e capacidade de execução. Criado em 1997, o Programa Uniespaço objetiva integrar o setor universitário no desenvolvimento de produtos e processos, análises e estudos de interesse do setor espacial. Desde 2004, o Uniespaço já contemplou 32 projetos.

Entre as instituições que já desenvolveram projetos para o programa estão a Universidade de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, a Universidade de Brasília e as universidades federais do Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Mais informações: www.aeb.gov.br

Agência FAPESP