Notícia

Planeta Universitário

Programa seleciona projetos de parceria Brasil-Alemanha

Publicado em 27 maio 2011

O DIES, programa interinstitucional financiado pelo Ministério da Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha, abriu chamada para a seleção de projetos de cooperação em diversos países, incluindo o Brasil. O programa é desenvolvido a partir de uma cooperação entre o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Conferência dos Reitores de Universidades alemãs (HRK). A principal característica da iniciativa é promover o diálogo sobre estratégias inovadoras no ensino superior, além de estimular parcerias entre instituições alemãs e de países em desenvolvimento.A cooperação pode ser estabelecida entre reitores e gestores de faculdades, chefes de departamentos, assessorias internacionais e centros de atendimento a estudantes, chefes de programas de gestão de ensino superior e executivos do setor central de administração da universidade.

O DIES permite financiamento para cursos de treinamento, eventos, projetos e parcerias com os quais instituições de ensino superior em países em desenvolvimento podem alinhar seus programas de treinamentos em concordância com padrões de qualidade internacionais, além de expandir suas capacidades de pesquisa e desenvolver suas estruturas organizacionais.

O prazo para apresentação do projeto conjunto ao DAAD termina em 30 de junho de 2011, que deverá ser feita pela instituição parceira alemã.

Mais informações: www.daad.de/dies

Agência FAPESP