A LOréal, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) anunciaram as ganhadoras da sétima edição brasileira do Programa LOréal-Unesco para Mulheres na Ciência. Nesta edição, o programa dará prioridade a estudos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, em suas vertentes econômica, ambiental e social. O tema remete aos debates ocorridos este ano na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
O objetivo da premiação é incentivar a presença da mulher na fronteira do conhecimento e garantir visibilidade ao trabalho das pesquisadoras, além de oferecer condições favoráveis para a continuidade de projetos por meio do auxílio financeiro.
Cada ganhadora receberá bolsa-auxílio no valor equivalente a US$ 20 mil. Lançado em 2006, o programa já beneficiou dezenas de jovens cientistas no Brasil, distribuindo mais de R$ 1 milhão em bolsas-auxílio.
As ganhadoras da edição de 2012 do prêmio são: Carolina Cavalieri Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais), Gislaine Zilli Réus (Universidade Estadual de Santa Cruz), Karin Soares Gonçalves Cunha (Universidade Federal Fluminense - UFF)), Katiúscia Nadyne Cassemiro (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE), Márcia Foster Mesko (Universidade Federal de Pelotas), Paula Murgel Veloso (UFF) e Roselia Maria Spanevello (UFF).
Cassemiro, professora adjunta da UFPE desde outubro de 2011, foi bolsista de pós-doutorado, doutorado direto e iniciação científica da Fapesp, todos no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).
Murgel Veloso, professora adjunta do Departamento de Análise da UFF, fez pós-doutorado no Instituto de Matemática e Estatística da USP também com Bolsa da Fapesp.
Mais informações sobre o prêmio: loreal.abc.org.br/laureadas2012.asp.
FONTE
Agência Fapesp
Telefone: (11) 3838-4000