Notícia

Agência Brasil

Programa internacional fornece ao Inpe imagens de radar de Santa Catarina

Publicado em 04 dezembro 2008

Por Mariana Jungmann

Imagens de radar sobre as conseqüências das inundações em Santa Catarina estão sendo recebidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As imagens foram repassadas sem custo pelo International Charter and Major Disasters – programa que reúne agências espaciais do Canadá, França, Japão, China, Índia, Inglaterra, Estados Unidos e Argentina.

As imagens estão sendo remetidas para o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina e para a Defesa Civil do estado.

Como o Brasil não faz parte do grupo que integra o programa, as imagens foram cedidas por meio da agência espacial argentina – Comisión Nacional de Actividades Espaciales (Conae).

As imagens por radar são mais adequadas para essa situação do que as fornecidas pelos satélites sino-brasileiros, que ficaram prejudicadas pelas nuvens que estão no local, segundo informações do Inpe e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O International Charter and Major Disasters ainda deve enviar, em 90 dias, um relatório sobre os dados espaciais obtidos com o mapeamento das áreas atingidas.