Notícia

Unesp

Programa Inovar entrevista diretor científico da Fapesp

Publicado em 04 agosto 2014

Para Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), "o desafio para a inovação no Brasil está na situação política e econômica do país". A declaração foi feita durante entrevista ao programa “Inovar”, série de vídeos produzida pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

“Em São Paulo, hoje, as empresas investem mais em pesquisa e desenvolvimento do que investiam há 10 anos e por isso obtêm mais resultados”,  ressalta o pesquisador, que também é membro da Academia Brasileira de Ciências. “As pesquisas passaram a ser mais exploratórias do que apenas adaptativas ou incrementais”, completa.

Na entrevista, são citados os estudos realizados em parcerias que surgiram dentro de projetos como o Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), o Centro de Promoção para Inclusão Digital Escolar e Social (CPPIDES) e o Centro de Pesquisa em Engenharia.

Brito Cruz debate ainda os principais desafios do desenvolvimento científico no país, passando pelos entraves da política governamental para estimular a inovação e a relação entre universidade e empresa.

Confira em http://youtu.be/yBUmeLtURec

Sobre o programa

Idealizado e produzido pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Unesp, a série de entrevistas é realizada pelas jornalistas Cinthia Leone e Pamela Gouveia. O programa traz, a cada edição, a visão de um especialista diferente sobre a temática da inovação.

Entre os pontos que são discutidos nas entrevistas estão os mitos e verdades sobre inovação, conceitos, investimentos, oportunidades e perspectivas no país e no exterior.

Assessoria de Comunicação e Imprensa