Notícia

Jornal O Regional (São Pedro, SP) online

Programa Futuro Cientista deverá ser implantado na Rede Municipal de Ensino de Charqueada (1 notícias)

Publicado em 17 de junho de 2021

Charqueada avança para oferecer ensino de qualidade nas escolas municipais. Além de todo trabalho que já é desenvolvido por profissionais capacitados, o Programa Futuro Cientista deve ser mais uma ferramenta a ser implantada na rede municipal de ensino.

As conversas para a implementação do sistema tiveram início esta semana. O secretário de Governo, Ewerton Clemente, e a secretária de Educação, Rafaela Buzzo, receberam na quarta-feira (9/06), o coordenador do programa, professor Fábio de Lima Leite.

“Investir em educação é pensar a longo prazo. É formar cidadãos com senso crítico e inteligência, capazes de assumir papéis importantes dentro de uma sociedade. A base de tudo é a educação. Trazer o programa Futuro Cientista para Charqueada é agregar com qualidade e excelência ao ensino público”, disse Clemente.

O PFC propicia a alocação de valores indispensáveis para a formação de um profissional criativo, líder e disposto para sua própria capacitação, além dos compromissos éticos e de responsabilidade social e ambiental.

A proposta é acolher esse estudante e dar condições para que ele se torne um cientista, investindo na formação básica e preparando-o para superar dificuldades e alcançar objetivos. Para isso, os profissionais que participaram do programa “adotam” o aluno ainda no ensino fundamental e o acompanha durante toda sua trajetória acadêmica.

O Futuro Cientista proporciona um verdadeiro ‘plano de vida’ ao aluno, investindo em seus estudos e desenvolvendo as competências para torná-lo um profissional de destaque. Cidades como Anhembi, Césario Lange, Iperó, Salto de Pirapora e Sorocaba já fazem parte do Futuro Cientista.

Currículo:

O professor Fábio de Lima Leite, que trouxe a ideia para Charqueada, tem um vasto currículo acadêmico. É graduado em Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e possui mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2006).

De 2006 a 2008, realizou um pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), em colaboração com a Embrapa Instrumentação Agropecuária. Trabalhou em parceria com o Prof. Dr. Alan Graham MacDiarmid, laureado com o Prêmio Nobel de Química de 2000a, com o qual publicou 1 artigo no Journal of Nanoscience and Nanotechnology, em 2009.

Foi Bolsista de pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos (USP) entre 2006 e 2008 e Jovem Pesquisador da FAPESP (2009-2012) Atualmente é bolsista de produtividade em Pesquisa nível 2, do CNPq, Professor Adjunto 3 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba e coordenador do Grupo de Pesquisa em Nanoneurobiofísica (GNN) (www.nanoneurobiophysics.net). Possui mais de 40 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, um livro e duas marcas registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e 10 publicações em livros.