Notícia

Jornal Brasil

Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais abre chamada

Publicado em 04 novembro 2015

A FAPESP anuncia a abertura de uma chamada de propostas de seu Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), com o tema “Mudanças climáticas e suas relações com energia, água e agricultura”.

O PFPMCG apoia pesquisas sobre mudanças climáticas no Brasil, em escala local, regional e global, realizadas por grandes equipes multidisciplinares.

O objetivo da chamada é identificar, selecionar e apoiar projetos de pesquisa fundamental e aplicada relacionados a temas tais como:

  • Inovação de sistemas energéticos considerando-se os aspectos técnicos, econômicos e socioambientais, com ênfase em alternativas para mitigação de gases de efeito estufa (GEE) e menor emissão de carbono;
  • Modelagem de sistemas energéticos, integrando a oferta e demanda, considerando os aspectos econômicos, socioambientais, emissões de GEE e suas relações com mudanças climáticas;
  • Desenvolvimento de sistemas produtivos, agrícolas e industriais, eficientes no uso da água e energia;
  • Novas tecnologias para uso eficiente de energia e água em edificações;
  • Caracterização das emissões de N2O e CH4 oriundos de atividades pecuárias e do manejo agrícola;
  • Desenvolvimento de novas metodologias para avaliação do potencial sequestro de carbono no solo e biomassa em sistemas agrícolas e florestais.

As propostas podem ser apresentadas nas linhas de fomento Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou Programa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes.

As propostas devem ser submetidas até o dia 26 de fevereiro de 2016 por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, em: www.fapesp.br/sage.

Mais informações estão disponíveis na chamada de propostas, em: www.fapesp.br/9824.

Fonte Agência FAPESP