Notícia

Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Programa europeu de financiamento em C&T aceitará propostas de cientistas de países em desenvolvimento

Publicado em 02 janeiro 2007

A União Européia (UE) lançou o Seventh Framework Programme (FP7), que pretende investir um total de 53,2 bilhões de euros (cerca de R$ 150 bilhões) em pesquisas de 2007 a 2013. Trata-se do maior programa já lançado pela UE para incentivar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
Pesquisadores de países em desenvolvimento podem apresentar propostas para as chamadas, que envolvem áreas diversas como saúde, agricultura, biotecnologia, nanotecnologia, energia, meio ambiente, transportes, espaço, segurança e ciências sociais.
Com a abertura a pesquisadores de países de fora da UE, os organizadores do programa esperam "estimular a produção do conhecimento e da excelência científica ao permitir que universidades, institutos de pesquisa e companhias européias estabeleçam contato com parceiros em outros países, de modo a facilitar o acesso a ambientes de pesquisa fora da Europa e promover sinergias em escala global".
O anúncio das 42 chamadas foi feito em 22 de dezembro. Pesquisadores de países em desenvolvimento poderão participar em grupos que contenham pelo menos três integrantes de países da União Européia.
Mais informações: cordis.europa.eu/fp7/home_en.html (Agência Fapesp)