Notícia

RedeNotícia

Programa de publicação de livros da Unesp recebe inscrições

Publicado em 23 julho 2012

Agência FAPESP - Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para o Programa de Edição de Textos de Docentes e Pós-graduados da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Por meio da iniciativa, criada em 1993 para dar visibilidade e alcance aos trabalhos produzidos na universidade, são publicados até 30 títulos por ano. Entre as obras já selecionadas, duas receberam o Prêmio Jabuti.

Até 2011, eram editados apenas livros impressos para comercialização em livrarias. A partir deste ano, porém, as obras serão oferecidas em formato digital, gratuitamente, pelo site .

Os livros também poderão ser impressos sob demanda. As inscrições devem ser feitas pessoalmente pelo autor na Editora Unesp. Os trabalhos inscritos este ano serão selecionados em 2013 e publicados em 2014 em formato digital.

Mais informações pelo site www.editoraunesp.com.br/novidades-blog-detalhe.asp?bla_id=229&ctb_id=1

Normas de participação

-Apenas docentes e pós-graduados da Unesp poderão inscrever seus originais para exame, os quais poderão ter autoria individual ou coletiva.

- A participação dos pós-graduados será feita pela inscrição dos textos extraídos de suas dissertações ou teses, já defendidas e aprovadas, ou pesquisas desenvolvidas na Unesp ou em cooperação com outras universidades ou instituições de pesquisa.

-Excluem-se os textos redigidos exclusivamente para uso didático e propostas de reedições.

- Os trabalhos inscritos já deverão ser apresentados como originais de livros. Em hipótese alguma serão aceitas dissertações e teses em sua forma original.

- A correção e a normatização dos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Inscrições

As inscrições deverão ser efetuadas pessoalmente pelo interessado, na Editora Unesp, dentro do prazo estabelecido, que vai do dia 15 de maio ao dia 15 de agosto de 2012. Na ocasião, o interessado preencherá uma ficha de inscrição, que será considerada prova de aceitação do Programa pelo(s) autor(es).

Os originais deverão ser entregues em CD no programa Word for Windows ou compatível, acompanhados de dois jogos impressos e encadernados de seu conteúdo, com entrelinha dupla.

No ato da inscrição, os interessados preencherão uma ficha cadastral, apresentando cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, conta de luz, gás ou telefone, comprovante de dados bancários, breve biografia (no máximo 6 linhas) e curriculum vitae, para eventual contrato de publicação.

Seleção de originais

O programa será restrito a textos de cunho acadêmico nas áreas de humanas, biológicas e exatas.

Após a inscrição do trabalho, a Editora Unesp remeterá os originais para um ou mais pareceristas, os quais serão mantidos no anonimato.

O(s) parecer(es) será(ão) submetido(s) ao CEAc da Editora Unesp, para classificação final. Nessa etapa, além do mérito, será analisada a viabilidade editorial da obra. As obras não classificadas não serão devolvidas a seus autores.

Publicação

Após a classificação dos originais pelo CEAc, a Editora Unesp fará o cronograma de publicação das obras, dentro de seu calendário de edições para o ano seguinte.

Os livros pertencentes ao programa serão disponibilizados em meio digital pelo site http://www.editoraunesp.com.br e, caso haja demanda para isso, a impressão em papel será disponibilizada pelo sistema "impressão por demanda", a ser acessado pelo mesmo site.

Os livros editados neste programa terão os direitos autorais regulamentados pelo sistema copyleft, em termos assinados pelo autor e pela Fundação Editora da Unesp. Detalhes das normas gerais de copyleft poderão ser acessados em http://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft.

Na fase de produção, o(s) autor(es) deverá(ão) ter disponibilidade para cooperar com a Editora na preparação dos originais e nas demais etapas editoriais.