Notícia

Esteta

Programa de Pós-graduação em Física da Unesp de Rio Claro

Publicado em 26 novembro 2014

O Programa de Pós-graduação em Física da Unesp de Rio Claro está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2015. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de novembro através do site https://sistemas.unesp.br/inscricao_unesp/. Estão sendo oferecidas 22 vagas de mestrado em duas linhas de pesquisa: Matéria Condensada e Novos Materiais e Sistemas Complexos e Caóticos. Podem se inscrever candidatos com diploma universitário em Física e estudantes que vão concluir o curso antes da data para a matrícula.

 

Após realizar a inscrição, o candidato dever apresentação à Seção Técnica de Pós-graduação os seguintes documentos: cópia do diploma ou certificado do curso de graduação com histórico escolar; curriculum vitae plataforma lattes impresso (www.cnpq.br), devidamente documentado; cópia do RG, título de eleitor (atualizado); certificado de reservista; CPF; recibo de pagamento da taxa de inscrição; e uma foto 3x4. A documentação dever será entregue na Seção Técnica de Pós-graduação na Avenida 24-A, número 1.515, caixa postal 178, CEP 13506-900, bairro Bela Vista. Documentos entregues fora do prazo serão desconsiderados. Não será aceita data de postagem, toda a documentação deverá estar na seção até o último dia de prazo de inscrição.

 

A prova de seleção será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro no Departamento de Física da Unesp e constará de análise do currículo e do histórico escolar, entrevista (prova escrita e/ou oral) com o candidato sobre a linha de pesquisa e orientador pretendido a critério da banca examinadora. O resultado da seleção será divulgado no dia 12 de dezembro a partir das 14 horas.

 

O PPG em Física é vinculado ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). O programa foi criado em 2000 e tem suas atividades de pesquisa concentradas em duas principais linhas de pesquisa: Matéria Condensada e Novos Materiais e Sistemas Complexos e Caóticos.

 

O coordenador do curso, Prof. Dr. Edson Denis Leonel, explica que o corpo docente tem sólida formação de pesquisa sendo que aproximadamente 50% dos professores, de um total de 16, são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq e atuam dentro dessas duas linhas de pesquisa de acordo com a sua especificidade.

 

A estrutura curricular do curso é composta de quatro disciplinas de domínio específico e dez de domínio conexo: eletromagnetismo, física estatística, mecânica quântica e mecânica analítica; e astronomia dinâmica, mecânica celeste, estado sólido, métodos experimentais, métodos matemáticos, simulação computacional, tópicos especiais em matemática condensada, tópicos em física aplicada e termodinâmica. O estudante deve cursar quatro disciplinas, sendo pelo menos uma delas de domínio específico.

 

De acordo com Leonel, o curso tem como principais objetivos preparar o estudante para desenvolver atividades de docência e pesquisa, prestar serviços especializados para indústrias e para a comunidade e suprir a crescente necessidade de físicos para atuarem em áreas multidisciplinares. Tem conceito 3 da Capes e conta com o apoio da Fapesp e do CNPq na liberação de recursos para pesquisa e concessão de bolsas de mestrado.

 

Mais informações sobre as inscrições e o programa podem ser obtidas pelo site http://www.rc.unesp.br/pgfisica/, pelo e-mail spgigce@rc.unesp.br, pelos telefones (19) 3526-9039 e (19) 3526-9040 ou ainda pessoalmente na Seção Técnica de Pós-graduação na Avenida 24-A, número 1.515, no bairro Bela Vista em Rio Claro.

 

Edneia Silva

Portal Unesp