Programa de inclusão digital da Embrapa atrai interesse de portugueses
Seminário vai discutir articulação de atividades conjuntas
Em setembro, membros da equipe interinstitucional do Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (Semear Digital), liderado pela Embrapa Agricultura Digital e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), manterão encontros com representantes de instituições portuguesas interessadas no programa.
Dirigentes da Associação Mobilizar com Valores (McV) planejam replicar o modelo de atuação do programa brasileiro de popularização da agricultura digital junto a pequenos e médios produtores. A entidade portuguesa já atraiu a participação do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Inesc Tec) e da Casa Escola Agrícola Campo Verde (CEACV), daquele país.
No dia 6, em reunião presencial, o pesquisador Ivan Bergier, da Embrapa Agricultura Digital, estará em Braga, na sede da McV, para apresentar detalhes do programa e discutir o desenvolvimento do projeto em Portugal. Para o dia 17/9, está previsto um seminário internacional em formato híbrido, a partir de Póvoa de Varzim.
Semear Digital no Contexto do Agro Luso-Brasileiro Este é o tema do evento, que terá na abertura e no encerramento as participações da idealizadora do Centro e presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; do chefe-geral Stanley Oliveira, da Embrapa Agricultura Digital, da presidente da McV, Cibelli Almeida, além de João Novais (CEACV) e André Sá (Inesc Tec).
O objetivo do seminário é a articulação de atividades conjuntas, visando à elaboração de projetos em agricultura digital aplicada às propriedades de pequena e média escala em ambos os países. O link para a inscrição gratuita é https://bit.ly/seminariosemeardigital O programa consistirá de palestras de pesquisadores da Embrapa Agricultura Digital. Edson Bolfe falará sobre as aplicações e desafios da agricultura digital no Brasil. Jayme Barbedo abordará os desafios da inteligência artificial no contexto do centro Semear Digital e Bergier apresentará o tema “Ativos conceituais da agricultura 5.0 com análise semântica bipartida”.Também haverá palestras, com participações on-line, de Filipe Santos e Adriana Arrais, representantes do Inesc Tec, que abordarão: “Robótica e IoT para agricultura de precisão inteligente” e “Monitorização do trabalhador agrícola”, respectivamente. O coordenador de projetos na McV, Ricardo Figueiredo, participará do encerramento do seminário.
O Semear Digital
O Centro de Ciências para o Desenvolvimento em Agricultura Digital tem como objetivo superar as desigualdades no campo a partir de pesquisa, desenvolvimento, inovação (PD&I) em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) visando ampliar a produção e produtividade dos pequenos e médios produtores.
São parceiros do Centro Semear Digital: a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) também integra o consórcio ao lado do Instituto Agronômico (IAC/SP), do Instituto de Economia Agrícola (IEA/SP), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), além do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).