O acordo firmado entre o Instituto Butantan e o governo federal, através do Ministério da Saúde, promete entregar a vacina da dengue 100% nacional e de dose única já no ano que vem.
A produção será feita em parceria com a empresa WuXi Biologics e a expectativa é que sejam produzidas 60 milhões de doses anuais, dentro do Programa Nacional de Imunizações para 2026 e 2027.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou que a meta é vacinar todo o público alvo em até dois anos.
Os idosos ainda não poderão receber o imunizante, já que ainda precisam ser feitos testes sobre a segurança da vacinação para esse público. Também estão previstos R$ 68 milhões em recursos para estudos clínicos, que vão ampliar a faixa etária da vacinação contra a chikungunya.
O acordo prevê, ainda, a produção da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório e a incorporação dela ao SUS. Nesse caso, a parceria é do Butantan com a farmacêutica Pfizer. Serão oito milhões de doses por ano contra essa doença, que é responsável por 80% das internações de crianças pequenas, como explicou Nísia Trindade.
Outro imunizante que faz parte da resolução é o da Influenza H5N8, sendo esperadas 30 milhões de doses por ano. O termo assinado também assegura o aumento da produção nacional da insulina Glargina, que poderá chegar a 70 milhões de unidades por ano.
O primeiro fornecimento já vai ocorrer no segundo semestre, amenizando o desabastecimento do medicamento no país. Uma parceria para o desenvolvimento de uma vacina contra a gripe aviária também foi assinada.
Agência Treis