Notícia

Agrosoft

Programa de doutorado em física do ITA recebe inscrições

Publicado em 22 abril 2020

Agência FAPESP – O programa de doutorado em Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), está com edital aberto para seleção de estudantes a oito bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições podem ser feitas até dia 30 de abril de 2020.

O programa de pós-graduação em física disponibilizará bolsas para serem cursadas no ITA, com estágio nas outras duas instituições.

Os grupos de pesquisa têm vagas para candidatos interessados nas áreas de física atômica, molecular e física do estado sólido, com cinco bolsas disponíveis, e física nuclear, com três bolsas.

Os candidatos deverão ser graduados e ter mestrado em física ou áreas afins. Para se inscrever, os interessados devem enviar os seguintes documentos para o e-mail do professor Odilon Lourenço (odilon.ita@gmail.com): carta de interesse, curriculum vitae atualizado, históricos escolares da graduação e do mestrado, duas cartas de recomendação e certificado do Exame Unificado de Pós-Graduações em Física.

Simultaneamente, o candidato deve se inscrever no Programa de Pós-Graduação da ITA, seguindo as instruções disponíveis no site do instituto.

O processo de seleção será conduzido por um comitê de avaliação composto por professores que integram o projeto “Da Matéria Condensada à Física Estatística: Propostas em Energia, Sensores e Nuclear” do CNPq.

A seleção terá duas avaliações eliminatórias: análise dos documentos enviados e uma entrevista por Skype que será realizada entre os dias 18 e 22 de maio.

Mais informações em: www.ita.br/posgrad/acordoitaufccbpf.

Fonte: Fapesp