Notícia

Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Programa de Cooperação Itália-Mercosul

Publicado em 19 setembro 2008

Termina no próximo dia 26 o prazo para inscrições no Programa de Cooperação Itália-Mercosul, que será executado pelo Instituto Mercosul de Formação e pela Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul.

No Brasil, as inscrições podem ser feitas junto a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

O programa prevê a participação de 60 especialistas, selecionados na Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, nos cursos de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Fortalecimento do Mercosul, Integração Produtiva, Políticas de Inclusão Social na Construção do Bloco e Formação de Funcionários Operativos do Mercosul.

Na primeira etapa, as aulas serão ministradas em Montevidéu (Uruguai) e terão a participação de professores e especialistas italianos e dos países do bloco. A segunda etapa contará com a tutoria italiana a distância e o desenvolvimento de projetos. As atividades didáticas serão realizadas em espanhol, português e italiano.

O programa também prevê estágio em cada setor específico para 20 participantes (quatro grupos de cinco integrantes), que permanecerão três semanas na Europa. Para participar o interessado deve ser cidadão de um dos países do Mercosul.

As atividades serão desenvolvidas em duas fases. Para os cursos de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Fortalecimento do Mercosul e Integração Produtiva do Bloco a primeira etapa será entre os dias 10 e 21 de novembro. Já a segunda etapa está prevista para março de 2009.

Para os cursos de Políticas de Inclusão Social na Construção do Mercosul e Formação de Funcionários Operativos do Bloco as aulas serão ministradas nas seguintes datas: primeira etapa, de 24 de novembro a 5 de dezembro e segunda etapa, de 23 de março a 3 de abril. As candidaturas deverão ser apresentadas com o formulário específico “Pedido de Inscrição”.

Mais informações: www.mercosurpresidenciacrpm.org/becas.php

Fonte: Agência FAPESP