Notícia

Jornal Brasil

Programa de Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo lança chamada

Publicado em 17 novembro 2014

A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, lançaram chamada de propostas do programa de Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo.

Trata-se do quinto edital do programa voltado a professores ou pesquisadores de instituições francesas de pesquisa e ensino superior.

O objetivo das cátedras, que são codirigidas por um professor brasileiro, é apoiar novas colaborações e projetos sobre temas emergentes e fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência já existentes.

O programa permite acolher professores ou pesquisadores de instituições francesas, de todas as disciplinas, por um período de 45 dias a três meses na USP e na Unesp; na Unicamp, o período é de até 10 meses.

Os professores selecionados receberão uma bolsa mensal da universidade brasileira de valor igual ao salário de um professor de nível equivalente na universidade paulista anfitriã.

As propostas de cátedras para 2015 deverão ser encaminhadas até 28 de novembro.

O edital pode ser conferido em http://goo.gl/pBhYBL. Outras informações em http://saopaulo.ambafrance-br.org/Lancamento-do-5o-edital-do

Fonte: Agência FAPESP