Notícia

Agência USP de Notícias

Programa da FAPESP aprova financiamento de 37 mil obras para bibliotecas da USP

Publicado em 02 agosto 2006

Por Paulo Gama, USP Online

As bibliotecas da USP receberam uma importante injeção de recursos materiais para a atualização de seus acervos: o programa FAP-Livros aprovou no final de abril o financiamento de 37 mil títulos que deverão integrar os catálogos das 40 bibliotecas que compõem o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi-USP). A aquisição das obras está em fase de execução, ainda em processo de compra.
O FAP-Livros é um programa de apoio da FAPESP que financia periodicamente a compra de livros para pesquisa científica e tecnológica de instituições de ensino superior do Estado. Essa foi a quinta fase do programa, que adquiriu ao todo 130 mil obras, totalizando um montante de 27 milhões de reais.
As solicitações para o financiamento das obras foram apresentadas em duas modalidades: individualmente, pelas bibliotecas da Universidade, e pelo Cruesp/Biblitoecas, consórcio que reúne os sistemas de bibliotecas das três universidades estaduais paulistas — USP, Unesp e Unicamp.
Adriana Ferrari, diretora do SIBi USP e uma das três gestoras do Consórcio, explica que cada biblioteca enviou seu projeto para a aquisição de material majoritariamente impresso: "cada uma, a partir de seus pesquisadores, fez as listas e submeteu seu trabalho a apreciação do Programa", explica.
O consórcio centralizou a solicitação de bases de e-books, os livros eletrônicos, que ficarão à disposição dos alunos das três universidades. "Havia também a possibilidade da biblioteca apresentar seus projetos de e-books para essa solicitação do Cruesp", completa. Em entrevista à Agência FAPESP, Adriana comentou sobre a importância desses livros virtuais: "A aprovação para a compra de e-books foi muito importante por colocar à disposição da comunidade do Cruesp o mesmo conjunto de informações, com a vantagem de transcender as barreiras físicas e geográficas das bibliotecas."
Embora o programa de apoio da FAPESP tenha como direção principal a pesquisa e a pós-graduação, Adriana ressalta que em algumas áreas o benefício atingirá toda a comunidade universitária: "Os livros poderão ser usados pela pós e pela graduação. Um Aristóteles é um Aristóteles em qualquer lugar", brinca.
O Cruesp/Bibliotecas possibilita também que alunos de USP, Unesp e Unicamp solicitem obras de quaisquer bibliotecas dessas três universidades. O sistema é semelhante ao dos empréstimos entre as bibliotecas (EEB) das unidades da USP. Para consultar o catálogo de obras dos três sistemas, basta acessar o site do Unibibliweb.