Notícia

TN Petróleo online

Programa BIOEN-Fapesp seleciona novos projetos de pesquisa

Publicado em 14 agosto 2018

A FAPESP anunciou nesta segunda-feira (13/08) o resultado de uma chamada de propostas lançada em agosto de 2017 no âmbito de seu Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

A chamada teve como premissa básica o fomento à exploração da biomassa como importante fonte de energia renovável. Entre seus objetivos estão a integração da pesquisa já existente sobre o tema e a valorização de abordagens multidisciplinares que estimulem sinergias, criem massa crítica em diferentes subáreas e garantam que os esforços de pesquisa e inovação em bioenergia tenham impacto e abrangência.

Orientado à pesquisa básica e aplicada sobre Bioenergia, o BIOEN foi criado em 2008 e, desde então, organizou uma rede de pesquisa que conduz estudos em cinco divisões: 1) Biomassa para Bioenergia (com foco em cana-de-açúcar); 2) Processo de Fabricação de Biocombustíveis; 3) Biorrefinaria e Alcoolquímica; 4) Aplicações do Etanol para Motores Automotivos; 5) Pesquisa sobre impactos socioeconômicos, ambientais e uso da terra.

A chamada está publicada em www.fapesp.br/11201.

Fonte: Redação/Assessoria Fapesp