Notícia

Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I

Programa Ano Sabático do Instituto de Estudos Avançados da USP para 2021 recebe inscrições

Publicado em 06 agosto 2020

Por Agência FAPESP

Os professores da Universidade de São Paulo (USP) podem se inscrever até sexta-feira (07/08) para a edição de 2021 do Programa Ano Sabático, uma iniciativa da parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA) com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP.

A proposta é fomentar um ambiente adequado à reflexão para que eles possam participar integralmente de pesquisas individuais e interdisciplinares, com duração de seis meses ou um ano.

Podem participar professores que tenham, no mínimo, sete anos de efetivo exercício em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa. Durante o período sabático, os docentes ficam dispensados, sem prejuízo, do exercício de suas atividades, inclusive as didáticas, na unidade de origem.

Os projetos selecionados receberão um auxílio de R$ 6 mil da PRP-USP para cada seis meses de atividades. Essa verba deve ser utilizada para custear, por exemplo, as conferências que os participantes se comprometem a realizar no IEA-USP, pelo menos uma por semestre. Outra obrigação é a produção de um paper inédito e original ou outro produto aprovado em seu projeto.

Para se inscrever, o professor deve enviar, por formulário on-line, um projeto interdisciplinar em qualquer área do conhecimento e justificar por que sua pesquisa deve ocorrer no IEA. A análise das candidaturas levará em consideração, além dos projetos, as súmulas curriculares que também devem ser submetidas, conforme detalhado no edital.

O concorrente também deve apresentar uma demonstração de aprovação de sua participação no programa por parte do Conselho de Departamento ou colegiado equivalente, além da Congregação ou colegiado máximo de sua unidade/órgão.

O resultado será publicado no dia 6 de outubro de 2020.

Mais informações em: www.iea.usp.br/noticias/sabatico-2021.

Fonte: Agência Fapesp