Notícia

Esteta

Programa Adote um Cientista retoma atividades em Ribeirão Preto

Publicado em 04 agosto 2014

“DNA, Cromossomos e Ciclo Celular” é o tema do primeiro encontro do semestre entre pesquisadores da USP e alunos e professores da região (foto: Casa da Ciência)

 

Com o tema DNA, Cromossomos e Ciclo Celular, o programa Adote um Cientista, desenvolvido pela Casa da Ciência – Hemocentro de Ribeirão Preto, retoma suas atividades neste segundo semestre no dia 7 de agosto.

 

Professores e alunos a partir de 12 anos podem participar das atividades que ocorrem semanalmente, sempre às quintas-feiras, das 14h30 às 17 horas.

 

Nesse primeiro encontro, as mestrandas Jaqueline Cristina Fernandes e Fernanda Borges Silva, do Programa de Pós-Graduação em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular do Hemocentro e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), falarão sobre a relação entre a molécula do DNA, o controle do funcionamento celular, a estrutura da célula e os mecanismos da hereditariedade. Também vão discutir a composição dos cromossomos e o ciclo de vida da célula.

 

O programa educacional existe há 10 anos. Nos encontros semanais, pesquisadores da USP falam sobre temas específicos de suas linhas de pesquisa, com o objetivo de aprimorar a cultura científica nas escolas.

 

A Casa da Ciência teve início em 2001, como parte educacional do Centro de Terapia Celular (CTC), integrante dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela FAPESP.

 

Desde 2008, o CTC também integra a rede de pesquisas formada pelos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), com projetos financiados, meio a meio, pela FAPESP e pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq).

 

As atividades do Adote um Cientista ocorrem no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto, que fica na Rua Tenente Catão Roxo, 2501. Mais informações em http://www.hemocentro.fmrp.usp.br/casadaciencia/

 

Agência FAPESP