Notícia

Prefeitura Municipal de Salvador

Profissionais de imprensa devem se credenciar para o Carnaval

Publicado em 07 novembro 2007

Os profissionais de imprensa que desejam trabalhar no Carnaval de Salvador de 2008 devem se apressar para fazer o credenciamento. A inscrição, que começou no dia 8 de outubro, se estenderá até 11 de janeiro de 2008. O prazo não será prorrogado, segundo o coordenador de multimídia da Secretaria Municipal da Comunicação Social (SMCS), Péricles Ávila. Os interessados devem procurar, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, a Coordenação de Multimídia da SMCS ou enviar a documentação por sedex ou carta registrada para o endereço: Avenida Sete de Setembro, 89, Ed. Oxumaré, sala 701, Ladeira de São Bento, CEP 40.060.000, Salvador, Bahia, Brasil.

Mais informações pelos telefones (71) 3176-1411, 3176-1414 e 3322-8732 ou pelo fax (71) 3321-6020. O coordenador de multimídia lembra ainda que o Carnaval começa mais cedo em 2008 e que o prazo final para o credenciamento é dia 11 de janeiro, muito próximo das festas de final de ano. O alerta é para evitar a correria de última hora, ainda mais que para este Carnaval a SMCS estará adotando um modelo de credencial mais trabalhoso, com selo holográfico, para coibir as falsificações.

"Queremos fazer uma seleção para melhorar a qualidade da cobertura. A intenção é trabalharmos só com profissionais. Tem muitas pessoas que pedem a credencial só para circular entre os camarotes e trios e nem trabalham, tomando o lugar de profissionais sérios", argumenta Péricles Ávila.

Os veículos de comunicação devem enviar a relação dos profissionais que vão cobrir a festa momesca.  A solicitação deverá ser feita em papel com timbre do órgão e assinatura do diretor/editor ou o responsável pela cobertura do evento, nome completo do profissional, endereço, CEP, telefone, fax, o e-mail da empresa e o nome do contato. Além disso, deverão constar foto 3X4, a cópia do CPF, da Carteira de Identidade, do passaporte (para os jornalistas estrangeiros) e o número e a comprovação de registro profissional (DRT/MT).  O coordenador salienta que as fotos devem ser atuais e nítidas, para facilitar a identificação.

Serão habilitados profissionais da imprensa oficial, local, nacional e estrangeira. Para os profissionais autônomos e pesquisadores é necessária, além de toda documentação citada, uma justificativa do trabalho que pretende realizar no Carnaval. Só serão credenciados sites de notícias da internet que estejam registrados na Fapesp org, que realiza registro de sites, e tenham mais de dois anos de existência.

Além de facilitar o trabalho dos repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, assistentes e radialistas na rua e nos camarotes, a credencial permite o acesso deles ao Centro de Imprensa montado todo ano pela Prefeitura do Salvador. Ali eles terão à disposição terminais de computador conectados à internet, linhas telefônicas, fax, copiadoras, laboratório de fotografia com equipamentos de última geração para transmissão de fotos digitais. Com o tema "O Coração do Mundo Bate Aqui", o Carnaval de 2008 homenageará a "Capoeira".