Notícia

JC e-mail

Professores recebem título de emérito na UFSCar

Publicado em 18 outubro 2007

José Roberto Gonçalves da Silva (Depto. de Engenharia de Materiais -DEMa-) e Luiz Carlos Bertollo (Depto. de Genética e Evolução) recebem a distinção nesta sexta-feira, às 16h, no Anfiteatro Bento Prado, antigo Anfiteatro da Área Norte, na UFSCar

José Roberto é Engenheiro Mecânico formado em 1970 pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, onde obteve o título de Mestre em Metalurgia em 1973. É PhD em Ciência de Materiais em 1976 pela Universidade Rice de Houston, no Texas/EUA, onde foi professor visitante em 1990 e 1991.

Entre 1966 e 1970 foi bolsista de iniciação científica da Fapesp em Física do Estado Sólido junto ao Depto. de Física e Ciência de Materiais (DFCM), então pertencente à EESC-USP.

Entre 1977 e 1981 foi vice-chefe e chefe do Depto. de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, além de ser o fundador do pioneiro programa de pós-graduação stricto senso em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM) também da universidade mencionada.

Já Luiz Carlos Bertollo, é graduação em História Natural pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1966), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia - Genética) pela USP (1973) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia - Genética) também pela USP (1978).

Atualmente é professor Associado 1 da UFSCar e Bolsista de Pesquisa do CNPq - Nível 1A, lotado no Depto. de Genética e Evolução (DGE), sendo docente do Curso de Ciências Biológicas e de Enfermagem.

Em 35 anos, essa é a 5º fez que a UFSCar homenageia professores com o título de professor emérito, aprovado pelo Conselho Universitário (ConsUni) da universidade, em voto secreto, por unanimidade, esse ano, no dia 16 de agosto.

O título se deve ao reconhecimento pelos trabalhos científicos produzidos e à importância da contribuição para o desenvolvimento da universidade.

Os outros professores eméritos pela UFSCar são: Eduardo Fausto de A. Neves (2005) e Elson Longo da Silva (2005), ambos do departamento de Química, Bento Prado de Almeida Ferraz Junior (2007) do departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências e Carlos Ventura D'Alkaine (2007) do departamento de Química.