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Portal do Meio Ambiente

Professores longe do conhecimento

Publicado em 22 novembro 2010

Hoje as principais fontes de informação para professores do ensino básico que trabalham com educação ambiental são revistas e livros didáticos. Tanto que uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual Paulista (Unesp) aponta que o conhecimento produzido nas universidades não atinge diretamente esses profissionais.

O estudo avaliou as fontes de informação sobre educação ambiental dos professores de educação básica em 14 municípios de São Paulo que pertencem à bacia hidrográfica do médio Tietê, tendo como polo regional a cidade de Bauru.

De acordo com Marília Freitas de Campos Tozoni Reis, professora do Instituto de Biociências de Botucatu e docente credenciada na Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, o estudo procurou entender por que o conhecimento produzido nas universidades nessa área não atinge diretamente os profissionais na educação básica.

Em 2008, o estudo mapeou escolas e identificou 277 professores que trabalhavam com educação ambiental. A pesquisa apontou que a maioria deles busca informações em revistas (23%) e livros didáticos (16%), seguidos da internet (14%) e jornais (10%).

Aparecem em menor número materiais paradidáticos (6%), cursos, palestras e panfletos (4%), apostilas (4%), vídeos, filmes e músicas (4%), programas de televisão (3%), material acadêmico (3%) e projetos e práticas educativas (2%), entre outros.

Entre as revistas mais citadas, estão as de grandes publicações. "O que nos chamou a atenção é que são revistas de grande circulação nacional, nas quais muitas matérias simplificam as questões teóricas e pedagógicas", afirmou Marília.

"Com relação ao resultado para a internet, o que nos preocupa é que os professores não mencionaram nenhum procedimento de busca mais sistematizado. É invariavelmente algo muito genérico e sem critério de seleção", disse.

Marília coordenou a pesquisa "Fontes de informação dos professores da educação básica: subsídios para a divulgação dos conhecimentos acadêmicos e científicos sobre educação ambiental" com apoio da Fapesp na modalidade Auxílio à Pesquisa - Regular, desenvolvida no Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), que atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp-Bauru.

Os pesquisadores do GPEA pretendem elaborar uma cartilha de educação ambiental para professores das séries iniciais do ensino fundamental para ser distribuída em todo o Estado de São Paulo. "Nosso objetivo é orientar o professor para a inserção da educação ambiental de 1ª a 5ª série. Mas não queremos fazer apenas uma distribuição da cartilha pelo correio. A ideia é que os membros do grupo realizem minicursos com os professores em cada escola visitada", disse.

Fonte: http://eptv.globo.com/emissoras/NOT,0,0,324446,Professores+longe+do+conhecimento.aspx