Professores e alunos de Mestrado e Doutorado da Universidade de Taubaté (UNITAU) apresentaram sete projetos de pesquisa na 40º edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), em Campinas – SP. Entre os temas abordados, o diagnóstico de câncer bucal por meio da saliva, periodontite e cerâmicas odontológicas.
O SBPqO, é o maior evento de pesquisa odontológica da América Latina. Reúne diversos grupos de outras Universidades do país e possibilita o networking com as demais instituições, a realização de parcerias e o compartilhamento de publicações científicas e acadêmicas.
“É um evento muito importante porque apresenta o que existe de mais atual. Tem grande participação da odontologia de alto nível e eu fico muito feliz de ver os nossos alunos inseridos nesse contexto”, comenta a Profa. Dra. Laís Regiane da Silva Concílio, coordenadora do Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde da UNITAU.
No primeiro dia de encontro, os coordenadores dos cursos de Pós-graduação se reuniram com o diretor geral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao longo da programação, foram realizadas conversas, palestras e alinhamento de ações dos programas.
Um dos destaques da Universidade de Taubaté na Reunião foi a apresentação da pesquisa sobre diagnóstico de câncer bucal por meio da saliva do paciente e que é coordenada pelo Prof. Dr. Luis Felipe das Chagas e Silva de Carvalho. O objetivo do trabalho é a avaliação de diversas condições sistêmicas para realização de diagnósticos precoces. O estudo tem financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Egressa do Doutorado em Ciências da Saúde, Maiara Rodrigues de Freitas, realizou uma apresentação da pesquisa produzida durante a formação. Ela conta que o evento agrega conhecimentos e experiências para a profissionalização nessa área.
“Participo desse congresso desde 2017, comecei apresentando meu trabalho de iniciação científica e fui, ano após ano, apresentando os trabalhos desenvolvidos ao longo do meu Mestrado e Doutorado”, conta a egressa.
Ao decorrer das palestras, a pesquisa científica “Influence of anatomic reference on the buccal contour of prosthetic crowns” foi citada voluntariamente no Congresso. Esse estudo apresentou a avaliação da fidelidade da reprodução do contorno bucal em um canino superior esquerdo, utilizando a técnica de faceta laminada indireta. Uma das autoras da pesquisa é a da Profa. Dra. Laís Regiane da Silva Concílio, que ficou orgulhosa da menção.