Notícia

Jornal da Unesp online

Professores de Jaboticabal recebem título de professor emérito

Publicado em 06 junho 2011

Augusto Pinto, Carlos Ruggiero e Joji Ariki são homenageados

Os professores Aramis Augusto Pinto, Carlos Ruggiero e Joji Ariki receberam o título de professor emérito da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Câmpus de Jaboticabal, pela posição alcançada no ensino, pesquisa relevantes serviços de extensão e gestão administrativa prestados à instituição.

Aramis Augusto Pinto formou-se médico veterinário pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP em 1964. Doutor em Ciências, área de Microbiologia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP em 1972, é livre docente e professor adjunto pelo mesmo Instituto em 1978 e 1980, respectivamente. Iniciou suas atividades em tempo integral na FCAV em 28 de janeiro de 1980, onde tornou-se professor titular de Microbiologia após concurso público de títulos e provas realizado em 1983. Aposentou-se em 4 de março de 1998, embora continue há 13 anos como docente voluntário, prestando serviço junto ao Departamento de Patologia Veterinária na formação de pós-graduandos e jovens pesquisadores.

Carlos Ruggiero é engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP em 1962. Ingressou na FCAV em julho de 1968 como primeiro professor de fruticultura. Fez doutorado-direto pela FCAV em 1973, Titular em fruticultura em 1989, realizou pós-doutorado na Universidade do Hawaii, EUA, em 1988-1989. Foi o primeiro Pró Reitor de Extensão Universitária da Unesp (1989-1993). Além de diversas atividades de ensino, coordenou vários simpósios sobre fruticultura realizados na Unesp apoiados pela Sociedade Brasileira de Fruticultura. Ministrou palestras em vários países sobre temas e assuntos da fruticultura. Participou da fundação de várias entidades e é editor da Revista Brasileira de Fruticultura e coordenador do Portal Todafruta.

Joji Ariki é engenheiro agrônomo formado na primeira turma da FCAV. Trabalhou de 03/70 a 12/73 como Professor do Colégio Técnico Agrícola José Bonifácio de Jaboticabal. Ingressou na carreira universitária em dezembro de 1972, obtendo os títulos de mestre, doutor, livre-docente, adjunto e professor titular, sendo o primeiro ex-aluno a obter esses títulos. Ministrou mais de 4.770 horas de aulas e proferiu 62 palestras técnicas. Orientou 24 alunos de graduação em estágio coordenado pela Associação de Bolsas de Estudos e Estágios e um total de 38 bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado financiados pelos diferentes órgãos (MEC, CNPq, Capes e Fapesp). Foi diretor da FCAV (1987/91) e membro do Conselho Deliberativo da Fapesp (1991/97).

A cerimônia ocorreu na manhã de 3 de junho no centro de Convenções "Prof. Dr. Ivaldo Melito", no Câmpus da FCAV.

Assessoria de Comunicação e Imprensa