Notícia

Central das Notícias

Professores da UNG estão entre os pesquisadores mais influentes do mundo

Publicado em 26 junho 2020

Quatro docentes da Universidade UNG estão entre os pesquisadores na área de Periodontia mais influentes do mundo de acordo com o Expertscape, ranking que classifica pesquisadores por sua experiência em mais de 29 mil tópicos da área da saúde. Figuram na classificação, os professores do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UNG, Magda Feres, ocupando a 11ª colocação, Luciene Figueiredo, a 25ª, Marcelo de Faveri, a 32ª, e Poliana Duarte, na 33ª posição do ranking.

Segundo Magda Feres, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UNG, o diagnóstico e tratamento das periodontites é uma das linhas de pesquisa mais importantes do programa de Mestrado e Doutorado. “Ter quatro professores posicionados entre os 35 primeiros do mundo no tópico “Periodontite” - entre mais de 6.900 pesquisadores listados pelo Ranking – demonstra a importância desses docentes para o avanço do conhecimento no mundo. Esse é um importante reconhecimento do nosso trabalho, realizado em conjunto com os alunos ao longo dos últimos 17 anos. Além disso, reflete o constante apoio Institucional que recebemos da UNG, do grupo Ser Educacional e dos órgãos de fomento Brasileiros, especialmente da FAPESP, do CNPq e da CAPES”, explica Magda.

“A configuração dos nossos professores na lista divulgada pelo site Expertscape comprova a influência significativa da produção científica dos nossos docentes no mundo. São pesquisadores que se destacam pela produtividade científica em revistas de alto impacto e contribuem para ampliar as fronteiras do conhecimento”, destaca o reitor da UNG, Eloi Lago.

O ranking é elaborado a partir de uma análise da quantidade/qualidade de artigos publicados por um pesquisador ao longo de uma década. Os selecionados para a lista pertencem ao grupo de 1% de pesquisadores que publicam o maior número de artigos no tópico Periodontite durante o período.

Excelência na Odontologia

A Universidade UNG é a instituição particular de ensino superior que possui o melhor Programa de Pós-Graduação em Odontologia no Brasil. A nota seis (6) de excelência atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na avaliação quadrienal 2012-2016, colocou o mestrado e o doutorado no topo do ranking nacional nas áreas de periodontia, implantodontia e dentística.

“A obtenção do conceito máximo em todos os itens é um reconhecimento ao expressivo amadurecimento do nosso programa no último quadriênio. A UNG é a única Universidade privada do Brasil a conquistar um curso de excelência em Odontologia", aponta a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Dra. Magda Feres. Dos mais de 4 mil Programas de Sricto Sensu existentes no Brasil, 13% possuem notas máximas 6 ou 7, e somente 5 desses programas de excelência pertencem a IES privadas (não confessionais/comunitárias) incluindo o nosso”, explica.

Os estudos realizados na Universidade UNG têm contribuído para o tratamento das periodontites e de outros problemas bucais em todo o mundo. As pesquisas têm recebido apoio financeiro constante dos órgãos de fomento nacionais (FAPESP, CAPES e CNPq) e internacionais (National Institutes of Health; NIH, USA).

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Guarulhosweb SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde