Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Professores da UNG estão entre os pesquisadores mais influentes do mundo

Publicado em 26 junho 2020

O ranking é elaborado a partir de uma análise da quantidade/qualidade de artigos publicados

Quatro docentes da Universidade UNG estão entre os pesquisadores na área de Periodontia mais influentes do mundo de acordo com o Expertscape, ranking que classifica pesquisadores por sua experiência em mais de 29 mil tópicos da área da saúde. Figuram na classificação, os professores do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UNG, Magda Feres, ocupando a 11ª colocação, Luciene Figueiredo, a 25ª, Marcelo de Faveri, a 32ª, e Poliana Duarte, na 33ª posição do ranking.

Segundo Magda Feres, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UNG, o diagnóstico e tratamento das periodontites é uma das linhas de pesquisa mais importantes do programa de Mestrado e Doutorado. “Ter quatro professores posicionados entre os 35 primeiros do mundo no tópico “Periodontite” - entre mais de 6.900 pesquisadores listados pelo Ranking – demonstra a importância desses docentes para o avanço do conhecimento no mundo. Esse é um importante reconhecimento do nosso trabalho, realizado em conjunto com os alunos ao longo dos últimos 17 anos. Além disso, reflete o constante apoio Institucional que recebemos da UNG, do grupo Ser Educacional e dos órgãos de fomento Brasileiros, especialmente da FAPESP, do CNPq e da CAPES”, explica Magda.

“A configuração dos nossos professores na lista divulgada pelo site Expertscape comprova a influência significativa da produção científica dos nossos docentes no mundo. São pesquisadores que se destacam pela produtividade científica em revistas de alto impacto e contribuem para ampliar as fronteiras do conhecimento”, destaca o reitor da UNG, Eloi Lago.

O ranking é elaborado a partir de uma análise da quantidade/qualidade de artigos publicados por um pesquisador ao longo de uma década. Os selecionados para a lista pertencem ao grupo de 1% de pesquisadores que publicam o maior número de artigos no tópico Periodontite durante o período.

Excelência na Odontologia

A Universidade UNG é a instituição particular de ensino superior que possui o melhor Programa de Pós-Graduação em Odontologia no Brasil. A nota seis (6) de excelência atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na avaliação quadrienal 2012-2016, colocou o mestrado e o doutorado no topo do ranking nacional nas áreas de periodontia, implantodontia e dentística.

“A obtenção do conceito máximo em todos os itens é um reconhecimento ao expressivo amadurecimento do nosso programa no último quadriênio. A UNG é a única Universidade privada do Brasil a conquistar um curso de excelência em Odontologia", aponta a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Dra. Magda Feres. Dos mais de 4 mil Programas de Sricto Sensu existentes no Brasil, 13% possuem notas máximas 6 ou 7, e somente 5 desses programas de excelência pertencem a IES privadas (não confessionais/comunitárias) incluindo o nosso”, explica.

Os estudos realizados na Universidade UNG têm contribuído para o tratamento das periodontites e de outros problemas bucais em todo o mundo. As pesquisas têm recebido apoio financeiro constante dos órgãos de fomento nacionais (FAPESP, CAPES e CNPq) e internacionais (National Institutes of Health; NIH, USA).

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Guarulhosweb Central das Notícias