Notícia

Gazeta de Pinheiros

Professores. Curso superior pela internet

Publicado em 23 outubro 2008

A Secretaria Estadual de Ensino Superior estima que existam hoje no estado de São Paulo cerca de 60 mil professores do Ensino Infantil de 1ª a 4ª a série sem diploma de curso superior lecionando na rede pública. Para solucionar esta situação e capacitar estes profissionais, o governo estadual criou a Universidade Virtual de São Paulo (Univesp).

A nova instituição iniciará suas atividades em lº de setembro do próximo ano, por meio de aulas exibidas na internet e televisão, sendo que os alunos deverão comparecer com freqüência a uma das 70 classes de aulas reais. Nestes locais instalados estrategicamente em cidades do Estado, também serão realizadas as avaliações do curso.

O projeto será viabilizado em parceria com a TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta, junto com as universidades estaduais de São Paulo e a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp).

Para 2009, a TV Cultura pretende colocar à disposição dos alunos um canal com transmissão 24 horas, batizado de Univesp TV. A programação será repetida a cada oito horas com o objetivo de permitir opções de horários aos estudantes, e para que nenhuma aula seja perdida. Ao todo serão 6.600 vagas, sendo 5 mil para pedagogia na Unesp e na USP, 700 para licenciatura em Biologia e 900 para licenciatura em Ciências na USP. Mas a quantidade de vagas pode ser alterada, pois o processo seletivo ainda passará por definições.

Gazeta de Pinheiros  (São Paulo/SP) - Sua Cidade - 17 a 23 de outubro - Pág. 04