Notícia

Agrosoft

Professora Helena Nader, da Unifesp, assume presidência da SBPC

Publicado em 22 fevereiro 2011


A nova presidente da SBPC é professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da coordenação de área de biologia da Fapesp. Tem experiência na área de bioquí­mica, com ênfase em quí­mica de macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: antitrombótico, glicosaminoglicanos, heparina, Hunter/Hurler, mucopolissacaridose e heparitinases.

Possui graduação em biologia pela Universidade de São Paulo (1971) , graduação em ciências biológicas modalidade médica pela Universidade Federal de São Paulo (1970), doutorado em ciências biológicas (biologia molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1974) e pós-doutorado pela Universidade do Sul da Califórnia (1977), nos Estados Unidos.

Helena Nader é membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), classes Comendador e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Cientí­fico, e professora honoris causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fundada em 1948, a SBPC é uma das principais sociedades cientí­ficas do país, com cerca de 90 sociedades cientí­ficas associadas e mais de 2 mil sócios ativos. Tem representações oficiais em mais de 30 conselhos e comissões do governo federal.

Mais informações: www.sbpcnet.org.br.

FONTE: Agência Fapesp