Notícia

Jornal da Unesp online

Professora e orientanda de Presidente Prudente ganham prêmio regional de química

Publicado em 30 junho 2010

A professora Ana Maria Pires e sua orientanda Andreza Cristina Souza e Silva, ambas da Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente, receberam em 17 de junho, do Conselho Regional de Química da 4ª Região, o Prêmio CRQ-IV, na categoria Química de Nível Superior. O prêmio, que foi entregue na véspera do Dia do Químico (18 de junho), busca estimular a pesquisa entre os estudantes de nível técnico e superior.

Ana Maria e Andreza foram reconhecidas por uma investigação da influência de íons terras-raras em semicondutores, sob o título "Íons Terras-Raras como sondas estruturais: investigação da influência de íons terras-raras na dopagem do semicondutor Zn7Sb2O12". O trabalho foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Vida de pesquisador

A professora agradeceu à Fapesp e destacou o mérito da sua orientanda, também por ter tido a iniciativa de se inscrever no concurso. "Diante da vida atribulada de um docente e pesquisador, às vezes fica difícil conseguirmos atender a tudo", afirmou Ana Maria. "Que a Andreza seja considerada um exemplo para outros alunos, no sentido de estimular seus orientadores a participarem de eventos que possibilitem que a sociedade conheça e reconheça a importância da sua instituição para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico", ressaltou.

O Prêmio CRQ-IV é realizado anualmente em quatro categorias: Engenharia da Área Química, Química de Nível Superior, Química de Nível Superior com Tecnologia e Química de Nível Médio. Os participantes devem estar matriculados em escolas de São Paulo cadastradas no conselho e apresentar trabalhos (monografia, de pesquisa ou técnicos). Os vencedores (aluno e orientador) em cada categoria recebem certificados e importâncias em dinheiro que são anualmente definidas pelo plenário da entidade.

Magda Tatiana Lima Vieira, bolsista Universia/Unesp/FCT/Presidente Prudente