Notícia

São Carlos em Rede

Professora de São Carlos que leciona na Unifran pesquisa o cerrado paulista

Publicado em 15 agosto 2013

Conhecer a composição química e as propriedades biológicas dos extratos vegetais de plantas do cerrado é o objetivo do projeto de pesquisa da Prof.ª Dr.ª Patrícia Mendonça Pauletti, do Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais da Unifran(GPNUF). Neste projeto pretende-se realizar o estudo químico biomonitorado de algumas espécies, como o benjoeiro, nome popular do Styrax, muito utilizado na medicina popular.

"A pesquisa se dará pela extração dos princípios ativos das plantas por meio de solventes e em cada etapa irá acontecer um ensaio biológico. Se em determinado ensaio o extrato apresentar uma resposta positiva para a enzima inflamatória, essa porção será investigada mais a fundo", disse Patrícia.

A pesquisa, que conta também com a colaboração da Prof.ª Dr.ª Denise Crispim, tem o objetivo de encontrar uma substância que iniba essa enzima e que não seja citotóxica, ou seja, não cause danos às células. O projeto contribuirá também para a formação de Recursos Humanos e com o Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Ciências da Unifran.

* FAPESP: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Processo nº 2013/09280-6. "As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a visão da FAPESP".