Notícia

Unesp

Professora de Bauru lança nos EUA livro sobre sexualidade

Publicado em 24 maio 2012

A antropóloga Larissa Pelúcio, professora da Unesp de Bauru, lança hoje (24/05) a coletânea Discursos Fora da Ordem: sexualidades, saberes e direitos, durante a feira do livro do congresso da Latin American Studies Association (LASA 2012), em São Francisco, no estado da Califórnia, nos EUA. A partir de então, a obra, organizada por Larissa e pelo professor Richard Miskolci, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estará disponível para compra pelo site da editora Annablume.

O material apresenta uma amostra cartográfica dos deslocamentos, das reinvenções e das demandas por reconhecimento no âmbito das questões de gênero. Segundo os organizadores, o livro busca aprofundar diálogos teóricos e repensar conceitos e temas, expandindo as análises sobre gênero, sexualidade, raça, nação e outros marcadores sociais das diferenças por meio de apostas interseccionais.

A publicação resultou de debates feitos no Seminário Internacional Sexualidades, Saberes e Direitos, realizado na UFSCar, em agosto de 2010. Desde sua concepção o evento foi imaginado como um diálogo entre os feminismos, os estudos contemporâneos sobre sexualidade, em especial os Estudos Pós-Coloniais e a Teoria Queer (originada nos Estados Unidos, nos anos 80, recusa a classificação dos indivíduos em categorias universais como ‘homossexual’, ‘heterossexual’, ‘homem’ ou ‘mulher’).

Os dois professores são líderes grupo de pesquisa Corpo, Identidades e Subjetivações, com sede na UFSCar. A equipe tem 35 membros e está registrada no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O livro lançado hoje contou com financiamento da Fapesp (Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Faac / Bauru