Notícia

Gestão C&T

Professora da USP toma posse na Academia de Ciências do Instituto da França

Publicado em 20 dezembro 2006

Por Agência FAPESP

Na última terça-feira (12), a professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), Beatriz Barbuy, tomou posse como associada estrangeira na Academia de Ciências do Instituto da França.
Em junho de 2005, Barbuy havia sido eleita na área de Ciências do Universo, juntamente com outros 16 pesquisadores, escolhidos por suas qualidades científicas e por ações em favor da ciência.
Beatriz Barbuy é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e vice-presidente da União Astronômica Internacional. Obteve seu doutorado na Universidade de Paris VII/Observatoire de Paris, em 1982, quando passou a lecionar na USP.
Publicou 170 artigos em revistas internacionais arbitradas, tem cerca de 4 mil citações no The Astrophysics Data System (ADS) - centro de informação da agência espacial norte-americana (Nasa) - e participou de mais de 30 comitês científicos de congressos internacionais.
Além de Barbuy, o único brasileiro que integra a academia francesa é Jacob Palis Junior, pesquisador titular do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
A Academia de Ciências do Instituto da França tem 390 membros, 150 são cientistas estrangeiros.
As atividades da instituição tiveram início em 1666, mas somente 33 anos depois foi oficialmente criada por Luís XIV, então pelo rei da França. Em 1793, todas as academias existentes foram extintas, para serem unificadas no Instituto da França, em 1816.
Com informações da Agência Fapesp