Notícia

Fazu

Professora da USP fala sobre Sustentabilidade durante X Jornada Científica da FAZU

Publicado em 20 outubro 2011

Conceito recorrente nos mais diversos setores da sociedade, a Sustentabilidade será tema de palestra durante a X Jornada Científica da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), promovida no campus da faculdade, em Uberaba/MG, entre os dias 24 e 28 de outubro.

No dia 26 de outubro, a professora associada da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da Universidade de São Paulo, Dra. Sonia Valle Walter Borges de Oliveira, fará a palestra "Sustentabilidade e inovação: ciência e mercados". Na oportunidade, a professora falará sobre a Sustentabilidade, mostrando as oportunidades de negócios disponíveis para as empresas através da gestão de resíduos, usando a ciência para definir formas menos agressivas e renováveis.

Entre os aspectos que serão abordados estão o aproveitamento de resíduos em alimentação humana (last minute Market), alimentação animal (in natura ou rações), produção de energia (processos biológicos para geração de gás ou etanol celulósico), processos térmicos (combustão e pirólise) e a compostagem. "Esses temas são de suma importância para todas as organizações, tanto governo, empresas e terceiro setor, já que com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos será necessário fazer a gestão dos resíduos de forma mais otimizada e responsável, além da sustentabilidade ser o foco nos modelos de gestão do século 21", explica a professora da USP.

A palestra tem início às 19h, no Auditório do HVU (Hospital Veterinário de Uberaba) e será voltada para alunos dos cursos de Secretariado Executivo Bilíngue e Engenharia de Alimentos da FAZU. "O assunto é de extrema relevância para os alunos de Secretariado Executivo, pois é uma oportunidade de perceberem quantas estratégias as organizações podem aproveitar para fazer melhor a sua gestão, contribuindo para o meio ambiente e trazendo receitas para o negócio. Já para os alunos de Engenharia de Alimentos, que trabalham diretamente com matéria orgânica (fonte imprescindível de energia para todos os seres vivos, cujos resíduos e rejeitos podem ser processados e transformados em energia ou fertilizante), o assunto é totalmente relacionado, também, trazendo informações para uma gestão eco eficiente desse material", conclui.

Mais informações:

A professora Sonia Valle Walter Borges de Oliveira possui Livre-docência em Administração Geral pela FEA-RP-USP, Doutorado em Administração pela FEA-USP, Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP, Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP. Atualmente é professora associada da FEA-RP da Universidade de São Paulo e Assessora Científica da FAPESP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teorias da Administração, Planejamento Estratégico e Tomada de Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, gestão de resíduos, tratamento de esgoto sanitário, energias alternativas e ecoeficiência.