Maria Valnice Boldrin, professora titular do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química (IQ) da Unesp, Câmpus de Araraquara, e assessora da Pró-reitoria de Pesquisa (Prope), foi indicada como membro do Comitê de Assessoramento (CA) do CNPq.
Recentemente o CNPq abriu o processo de renovação de membros dos Comitês de Assessoramento (CAs), cujos mandatos terminam até dezembro deste ano, em diferentes áreas do saber.
O procedimento adotado pelo CNPq para indicação de nomes considerou a consulta a pesquisadores 1, constantes atualmente do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, associações e sociedades científicas nacionais e entidades atuantes na pesquisa tecnológica e inovação.
Foi assim instaurado um processo que movimentou parte atuante e altamente qualificada da comunidade e sociedades científicas do país. O atual processo foi particularmente importante para a área de Química, pois em seu Comitê havia membros, que atuam em algumas subáreas, a serem renovados.
“Para honra do IQ, a professora Maria Valnice Boldrin foi indicada para integrar o CA do CNPq. A indicação significa não somente o reconhecimento da sua brilhante e competente trajetória científica pelos nossos pares, mas também o reconhecimento dos mesmos da Instituição que abriga, legitima e fortalece suas ideias e ideais”, afirma Maysa Furlan, professora do IQ e assessora da Prope.
Maria Valnice é uma das mais de 300 pesquisadores, entre titulares e suplentes, selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento. Eles são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD), com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional e têm a atribuição, entre outras, de julgar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos.
Informações sobre o processo de renovação dos membros do comitê em http://www.cnpq.br/web/guest/renovacao-de-cas
Sobre Maria Valnice Boldrin
Bacharel e Licenciada em Química pela USP (1980), Mestre em Química pelo Instituto de Química (IQ) da USP, São Carlos (1985) , Doutor em Ciências pelo Instituto de Química da USP (1989), Livre docente em Química Analítica pelo IQ, Unesp, Araraquara 1998 e Professor titular em Química Analítica pelo IQ da Unesp.
É docente do Departamento de Química Analítica, IQ, Unesp Araraquara desde 1987. Realizou três estágios de pós-dourado (Química Analítica junto á University of Loughborough, Inglaterra em 1992-1994 (prof. A. G. Fogg), Eletroanalítica junto à Universidade of Wisconsin, Madison, USA em 2002 ( Prof. M.A. anderson) e Química Analítica, junto a Oxford University em 2008 (Prof. R. Compton).
Atualmente é assessora da Pró-reitoria de Pesquisa (Prope) da Unesp e coordenadora de projeto temático da Fapesp na área de Química Analítica de corantes. Tem experiência na área de química analítica e atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de métodos eletroanalíticos e cromatograficos para análise de corantes, fármacos e moléculas de interesse ambiental, métodos de degradação usando processos oxidativos avançados, sensores eletroquímicos e fotoeletrocatálise.
Assessoria de Comunicação e Imprensa