Notícia

Unesp

Professora da Unesp é indicada para Comitê de Assessoramento do CNPq

Publicado em 11 setembro 2012

Maria Valnice Boldrin, professora titular do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química (IQ) da Unesp, Câmpus de Araraquara, e assessora da Pró-reitoria de Pesquisa (Prope), foi indicada como membro do Comitê de Assessoramento (CA) do CNPq.

Recentemente o CNPq abriu o processo de renovação de membros dos Comitês de Assessoramento (CAs), cujos mandatos terminam até dezembro deste ano, em diferentes áreas do saber.

O procedimento adotado pelo CNPq para indicação de nomes considerou a consulta a pesquisadores 1, constantes atualmente do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, associações e sociedades científicas nacionais e entidades atuantes na pesquisa tecnológica e inovação.

Foi assim instaurado um processo que movimentou parte atuante e altamente qualificada da comunidade e sociedades científicas do país. O atual processo foi particularmente importante para a área de Química, pois em seu Comitê havia membros, que atuam em algumas subáreas, a serem renovados.

“Para honra do IQ, a professora Maria Valnice Boldrin foi indicada para integrar o CA do CNPq. A indicação significa não somente o reconhecimento da sua brilhante e competente trajetória científica pelos nossos pares, mas também o reconhecimento dos mesmos da Instituição que abriga, legitima e fortalece suas ideias e ideais”, afirma Maysa Furlan, professora do IQ e assessora da Prope.

Maria Valnice é uma das mais de 300 pesquisadores, entre titulares e suplentes, selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento. Eles são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD), com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional e têm a atribuição, entre outras, de julgar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos.

Informações sobre o processo de renovação dos membros do comitê em http://www.cnpq.br/web/guest/renovacao-de-cas

Sobre Maria Valnice Boldrin

Bacharel e Licenciada em Química pela USP (1980), Mestre em Química pelo Instituto de Química (IQ) da USP, São Carlos (1985) , Doutor em Ciências pelo Instituto de Química da USP (1989), Livre docente em Química Analítica pelo IQ, Unesp, Araraquara 1998 e Professor titular em Química Analítica pelo IQ da Unesp.

É docente do Departamento de Química Analítica, IQ, Unesp Araraquara desde 1987. Realizou três estágios de pós-dourado (Química Analítica junto á University of Loughborough, Inglaterra em 1992-1994 (prof. A. G. Fogg), Eletroanalítica junto à Universidade of Wisconsin, Madison, USA em 2002 ( Prof. M.A. anderson) e Química Analítica, junto a Oxford University em 2008 (Prof. R. Compton).

Atualmente é assessora da Pró-reitoria de Pesquisa (Prope) da Unesp e coordenadora de projeto temático da Fapesp na área de Química Analítica de corantes. Tem experiência na área de química analítica e atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de métodos eletroanalíticos e cromatograficos para análise de corantes, fármacos e moléculas de interesse ambiental, métodos de degradação usando processos oxidativos avançados, sensores eletroquímicos e fotoeletrocatálise.

Assessoria de Comunicação e Imprensa