Notícia

Folha do ABC online

Professora da FMABC: pós-doutorado em Harvard

Publicado em 08 julho 2016

Ex-aluna da primeira turma do curso de Farmácia e professora de Bioquímica e Biologia Molecular há 10 anos na Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Eloah Rabello Suarez retornou de pós-doutorado na Harvard Medical School, nos Estados Unidos, desenvolvido no Dana-Farber Cancer Institute. Através de projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a docente do ABC desenvolveu uma nova geração de imunoterapia contra o câncer, baseada na produção de receptores celulares semelhantes à anticorpos.

 

Conforme definição do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a imunoterapia é o tratamento do câncer a partir da estimulação do sistema imunológico, feita por meio do uso de substâncias que modificam a resposta biológica. São medicações que buscam melhorar o funcionamento do sistema imune – ou seja, as defesas do organismo – no combate às células cancerosas.

 

De acordo com a Eloah, os receptores produzidos são capazes de direcionar células do sistema imune do paciente (linfócitos) especificamente para o local onde encontram-se as células tumorais. Ao atingirem o tumor, os linfócitos são ativados, liberando diversos mediadores químicos que induzem a morte das células tumorais. “Esses linfócitos também conseguem secretar um segundo anticorpo no microambiente tumoral, capaz de reverter uma possível exaustão do sistema imune. Trata-se de nova geração de terapia, que se destaca por utilizar as células do próprio sistema imunológico do paciente para tratar o câncer, potencializando os efeitos terapêuticos e minimizando os efeitos colaterais”, completa a professora da FMABC.